quarta-feira, agosto 25, 2021

Brumadinho: mais uma vítima da tragédia da Vale é identificada; agora são nove desaparecidos

Mais uma vítima do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho foi identificada nesta quarta-feira (25). Ao todo, 270 pessoas morreram no rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em 2019. Com a nova identificação, nove dessas pessoas continuam desaparecidas (veja a lista mais abaixo).


Juliana Creizimar de Resende Silva, quando ainda estava grávida dos gêmeos. Ela morreu poucos meses depois que eles nasceram, na tragédia da Vale. — Foto: Reprodução


A identificação, pela arcada dentária, foi da vítima JULIANA CREIZIMAR DE RESENDE SILVA. Ela tinha 33 anos e tinha acabado de ter gêmeos quando morreu na tragédia da Vale. Seu marido e pai das crianças, Dennis Silva, também foi uma das vítimas, mas ele foi identificado ainda em 2019. Os dois eram funcionários da Vale. Juliana atuava como analista operacional e Dennis era técnico em planejamento e controle. Hoje os pequenos são cuidados pela tia, Josiana Resende, e os avós.


Josiana Resende, perdeu a irmã Juliana Resende e o cunhado Dennis Silva no desastre — Foto: Raquel Freitas/G1


Segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se do corpo encontrado pelos bombeiros nesta terça-feira (24), após 942 dias de buscas no local.


"Com a localização de corpo realizada no final da tarde de ontem (24/08) pelas equipes do CBMMG, o número de joias ainda desaparecidas em Brumadinho passa para 9, de um total de 270 vítimas fatais. Os trabalhos finais de reconhecimento da vítima estão sendo realizados pela Polícia Civil, mas já existe a confirmação de que se trata de uma nova identificação", disseram os bombeiros.

De acordo com o médico legista da Polícia Civil, que trabalha na identificação das vítimas do rompimento desde 2019, Ricardo Araújo, a equipe trabalhou ao longo da madrugada no processo de identificação, que comparou a arcada dentária da vítima com documentos odontológicos e fotos de sorrisos já recolhidos com familiares, além de detalhes apurados com odontologista que cuidava dela.


"A gente traz com esperança de conforto esta devolução da identidade, de devolver o nome e devolver para o familiar um pouco de dignidade", disse.

A identificação ocorre no mesmo dia em que a tragédia completa 2 anos e 7 meses. A última identificação ocorreu há três meses.


As seguintes vítimas seguem desaparecidas:


ANGELITA CRISTIANE FREITAS DE ASSIS

CRISTIANE ANTUNES CAMPOS

LECILDA DE OLIVEIRA

LUIS FELIPE ALVES

MARIA DE LURDES DA COSTA BUENO

NATHALIA DE OLIVEIRA PORTO ARAUJO

OLIMPIO GOMES PINTO

TIAGO TADEU MENDES DA SILVA

UBERLANDIO ANTONIO DA SILVA


Corpo encontrado

Um corpo foi localizado nesta terça na região do Remanso 1, do lado direito, próximo a comunidade de Córrego do Feijão. Inicialmente, a corporação acreditava que o corpo era de um homem. Por volta das 22h09 desta terça-feira, os Bombeiros divulgaram informação da perícia de que, na verdade, o corpo era de uma mulher.


Área onde o corpo foi localizado em Brumadinho, pelos bombeiros, na tarde desta terça-feira (24). — Foto: Corpo de Bombeiros


No dia 14 de janeiro, os bombeiros localizaram um fêmur. Desde então, a equipe de buscas não havia localizado nenhum outro fragmento ou corpo de vítima.


"Pelo estado de integridade de corpo há uma forte possibilidade de se tratar de uma nova identificação, o que evidentemente só poderá ser concluído depois do trabalho da perícia da Polícia Civil", disse os bombeiros logo depois de encontrarem o corpo.

Pelo local e pelos indícios que foram encontrados na área, acredita-se que estruturas de concreto que foram carregados pelo fluxo de rejeitos e que estavam próximas possam ter garantido uma maior integridade e preservação do corpo.


"As equipes dos bombeiros permanecerão durante toda a noite em operação, na busca de outros indícios que possam aprimorar ainda mais a eficácia do modelo preditivo e de cruzamento de dados empregado em Brumadinho, que foi novamente decisivo na localização de hoje".


A Polícia Civil informou na terça-feira que, assim que comunicada do fato, deslocou equipe da perícia que "realiza os trabalhos técnicos-científicos no local".


O Governador Romeu Zema (Novo) comemorou em sua rede social o encontro de mais uma vítima do rompimento em Brumadinho (Veja abaixo).


"Com incansável trabalho, os bombeiros de Minas localizaram hoje, por volta das 17h, mais uma joia ainda desaparecida na tragédia em Brumadinho. É um alento para as famílias que aguardam a localização e identificação das vítimas do rompimento da mina Córrego do Feijão (...)".


'Muita expectativa'

Em conversa com o G1 logo após a divulgação do corpo encontrado, Natália de Oliveira, representante da "Comissão dos Não Encontrados", disse que alguns familiares das vítimas desaparecidas foram até o local onde o corpo foi encontrado nesta terça-feira.



"Viemos aqui, assim que os bombeiros avisaram a gente. Cada ligação dos militares a gente fica com o coração explodindo, é muita expectativa desde janeiro 2019! A gente ainda não sabe quem é que foi encontrado, mas a emoção fica à mil em saber que alguma família terá seu ente querido identificado", disse Oliveira.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!