quinta-feira, julho 02, 2020

Sem máscara, governador Ibaneis vistoria UPA no DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi flagrado sem máscara de proteção facial – obrigatória no DF – durante uma vistoria à Clínica da Família de Sobradinho, que fica junto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. A foto (veja acima), foi feita pela Agência Brasília, portal oficial do governo do Distrito Federal, nesta quarta-feira (1º).

Governador Ibaneis Rocha (MDB) é visto sem máscara de proteção na UPA de Sobradinho, no DF — Foto: Agência Brasília
Governador Ibaneis Rocha (MDB) é visto sem máscara de proteção na UPA de Sobradinho, no DF — Foto: Agência Brasília

A imagem chegou a ser publicada na Agência Brasília. No entanto, foi retirada do site. Ela ilustrava a reportagem sobre a visita do governador a Sobradinho e Sobradinho II. Até a última atualização desta reportagem, o GDF não havia se posicionado sobre o caso.

De acordo com funcionários da UPA, o governador esteve no local por volta das 12h de quarta-feira. Ele não entrou na unidade de saúde e também não provocou aglomerações.

"Ele foi até ali e voltou pro carro, não entrou. Só foi até a calçada e voltou", disse ao G1 uma servidora que preferiu não ser identificada.

Nesta quinta-feira (2), o governador autorizou a reabertura total do comércio e a volta das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e particulares no Distrito Federal. As atividades estavam suspensas desde o dia 11 de março.

Até o meio-dia, o DF somava 51.123 casos de coronavírus e 625 mortes. O uso de máscaras é regra no Distrito Federal desde o dia 30 de abril, como medida de combate à pandemia.

O que diz o decreto que obriga uso de máscara

O decreto que torna obrigatório o uso de máscara no Distrito Federal foi assinado por Ibaneis e publicado no dia 23 de abril. O não cumprimento gera multa de R$ 2 mil. Segundo o texto, o uso deve ser respeitado nos seguintes locais:

Espaços públicos
Vias públicas
Transporte coletivo
Estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços
Na última segunda-feira (29), o DF Legal – órgão responsável pela fiscalização – disse que, em dois meses, 68 mil pessoas foram abordadas nas ruas por estarem sem máscara. Entre elas, 61 acabaram multadas.

Uma das multas foi aplicada ao ex- ministro da Educação Abraham Weintraub, por não usar máscara durante um ato de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A manifestação ocorreu na Esplanada dos Ministérios, no dia 14 de junho.

O presidente Jair Bolsonaro também havia sido obrigado a usar o item de proteção em locais públicos de Brasília, após uma decisão liminar da Justiça Federal. No entanto, após recurso da Advocacia Geral da União (AGU), nesta quarta-feira (1º), a desembargadora Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), derrubou a liminar.

Segundo a desembargadora, já existe um decreto obrigando os moradores do DF a usarem máscaras em locais públicos. Por isso, para ela, a regra não precisa ser reforçada pela Justiça.

De acordo com a magistrada, o decreto do GDF "esvazia a necessidade de intervenção do Poder Judiciário para reconhecer a mesma obrigação já constante da norma".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!