quinta-feira, março 05, 2020

Paciente do DF testa positivo para coronavírus; contraprova é aguardada

Uma paciente do Distrito Federal testou positivo para o novo coronavírus em exame. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde (MS) em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5). A pasta afirmou que o teste foi feito em um laboratório privado e segue para realização de contraprova, que vai confirmar se trata-se do Covid-19.

coronavirus — Foto: Reprodução/GloboNews
coronavirus — Foto: Reprodução/GloboNews

Segundo o MS, a paciente é uma mulher de 23 anos que viajou para a Inglaterra e a Suíça entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março. A pasta informou que os sintomas tiveram início no dia 26 de fevereiro.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 20 o número de casos suspeitos da doença em investigação na capital. Até quarta-feira (4), eram 18 ocorrências. Outras nove suspeitas foram descartadas.

"Não temos hoje capacidade de dizer que é confirmado, porque estamos aguardando a contraprova", disse o secretário de vigilância de saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, durante a coletiva.
Contraprova
De acordo com o secretário, não há confirmação se o laboratório privado que fez o teste na paciente usou o protocolo Charité – indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diagnóstico do coronavírus. Ele afirmou que, caso o protocolo tenha sido usado, "muito provavelmente esse resultado vai ser chancelado".


Ainda segundo o secretário, a contraprova deve ser feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Goiás, onde foram realizados os testes nos pacientes que vieram de Wuhan, na China. O material deve ser encaminhado até esta sexta-feira (6) e, segundo o MS, a previsão é que o resultado seja divulgado no fim da tarde.

Estado de emergência no DF
Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou estado de emergência na saúde local por "risco de pandemia". Por conta do novo vírus, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada. Na capital, os trabalhos começam em 23 de março.

Inicialmente, a previsão era de que o início seria apenas na segunda quinzena de abril. A Secretaria de Saúde do DF disse que ainda não tem detalhes da quantidade de vacinas que serão disponibilizadas.

Como evitar o contágio
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!