quinta-feira, março 05, 2020

Backer admite presença de dietilenoglicol em cervejas e diz não ter como arcar com despesas urgentes

O advogado da Backer, Estevão Nejm, disse em audiência pública nesta quarta-feira (4), realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que há presença de dietilenoglicol nas cervejas. A polícia investiga a intoxicação de 34 pessoas pela substância tóxica. Seis morreram.

“Existem sinais de que pode haver mono e dietilenoglicol em qualquer cerveja como parte de um processo de fermentação”, disse ele.

A defesa da cervejaria também alegou que não pode custear as despesas médicas das vítimas porque o Tribunal de Justiça de Minas Gerais bloqueou os bens da empresa. Ele pode chegar à quantia máxima de R$ 100 milhões de reais, divididos entre valores, veículos e imóveis.

Sócia e diretora executiva da cervejaria Backer, Ana Paula Lebbos, ao centro — Foto: Juliana Perdigão/TV Globo
Sócia e diretora executiva da cervejaria Backer, Ana Paula Lebbos, ao centro — Foto: Juliana Perdigão/TV Globo

Resumo
Uma força-tarefa da polícia investiga 34 notificações de pessoas contaminadas após consumir cerveja (seis delas morreram);
O Ministério da Agricultura identificou 53 lotes de cerveja da Backer contaminados com dietileglicol, um anticongelante tóxico;
A cervejaria foi interditada, precisou fazer recall e interromper as vendas de todos os lotes produzidos desde outubro;
Diretora da cervejaria disse que não sabe o que está acontecendo e pediu que clientes não consumam a cerveja.
Despesas médicas
Os parentes das vítimas cobram que a empresa se responsabilize pelos gastos urgentes porque há pessoas que não possuem plano de saúde.

A sócia e diretora executiva da cervejaria, Ana Paula Lebbos, disse que espera pela conclusão do inquérito. “ A Backer ainda não foi culpada de nada e, quando for, vai se responsabilizar. Mas a Backer ainda não é culpada”, falou ela.

Polícia Civil visita fábrica da Backer nesta sexta-feira (28) — Foto: Fred D'Ávila/TV Globo
Polícia Civil visita fábrica da Backer nesta sexta-feira (28) — Foto: Fred D'Ávila/TV Globo

Inquérito
A investigação sobre casos de intoxicação por dietilenoglicol encontrado em cervejas da Backer não tem data para ser concluída. Uma nova perícia começou a ser feita na última quinta-feira (27) dentro da fábrica da cervejaria no bairro Olhos D’Água, na Região Oeste de Belo Horizonte.

A ação pretende descobrir se houve vazamento de dietilenoglicol. Porém, ela foi interrompida nesta sexta-feira (28) porque os tanques 10 e 17, onde a substância tóxica foi encontrada, precisam passar por uma limpeza. Por causa disso, eles foram lacrados novamente.


De acordo com a Polícia Civil, a fornecedora dos tanques está auxiliando na elaboração de uma técnica que possibilite a retirada total de qualquer produto químico do equipamento a ser testado.

Ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos periciais. O inquérito enfrenta questões que não são comuns à investigação policial. De acordo com a corporação, é preciso entender o método de fabricação da cerveja para que a apuração seja feita.

Mais de 40 pessoas já prestaram depoimentos, entre vítimas, familiares e testemunhas. Ainda segundo a polícia, os laudos dos exames realizados em amostras das cervejas entregues pelos familiares das vítimas estão em fase final de elaboração.

A Polícia Civil investiga 34 casos que podem estar ligados ao consumo de cervejas da Backer contaminadas com dietilenoglicol, seis pessoas morreram. A fábrica em Belo Horizonte foi interditada pelo Mapa, que também determinou recall de cervejas.

A Backer disse em nota que a Polícia Civil coletou duas amostras das substâncias utilizadas na higienização, para prova e contraprova. "O material será encaminhado a um laboratório para testes. Caso o resultado seja negativo para os líquidos intoxicantes (monoetilenoglicol e dietilenoglicol), o tanque será liberado para a realização do teste de estanqueidade. Caso o resultado seja positivo, o processo de higienização será refeito".


A cervejaria disse ainda que está "colaborando com as autoridades desde o início das investigações e manterá a sociedade informada sobre o andamento dos processos".

Lotes
De acordo com o Mapa, 53 lotes estão contaminados, segundo análises feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/MG), vinculado ao ministério.

Os 12 rótulos são:
Belorizontina
Backer Pilsen
Backer Trigo
Brown
Backer D2
Capixaba
Capitão Senra
Corleone
Fargo 46
Layback D2
Pele Vermelha
Três Lobos Pilsen
Bloqueio judicial

No dia 19 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a empresa Três Lobos custeasse os tratamentos de saúde de vítimas.


No dia 12 de fevereiro, a Justiça havia determinado o bloqueio de bens da Backer para reparação de danos aos consumidores atingidos. O valor pode chegar à quantia máxima de R$ 100 milhões de reais, divididos entre valores, veículos e imóveis.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!