terça-feira, março 17, 2020

Homem em isolamento por coronavírus na Bahia deixa imóvel e é detido pela polícia

Resultado de imagem para Homem em isolamento por coronavírus na Bahia deixa imóvel e é detido pela políciaUm homem que não teve identidade revelada foi capturado pela polícia após deixar imóvel onde seguia em isolamento por coronavírus. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (17) em Trancoso, distrito de Porto Seguro, conforme informou a Polícia Militar.

De acordo com a policiais militares do 8º Batalhão, eles foram acionados com a denúncia de que um homem com coronavírus e que estava isolado em uma residência de Trancoso tinha deixado o confinamento sem autorização da Vigilância Sanitária. A cidade baiana possui três casos confirmados da doença.

O homem saiu do isolamento dirigindo um carro sem destino definido. A PM disse que a guarnição interceptou o veículo, na BA-001, próximo a Arraial D'Ajuda, a cerca de 28 km de Trancoso.

O homem foi detido e conduzido ao local onde se encontrava isolado, informou a PM. Durante a diligência, os policiais militares tomaram todas as medidas necessárias e recomendadas para evitar um eventual contágio, inclusive, utilizando se de luvas, máscaras de proteção, sem contato físico, nem aproximação do suspeito de contaminação.

O advogado e doutor em direito penal Leandro Vargas explica que o homem não poderia ter fugido, e que é crime desrespeitar o isolamento e a quarentena.

"É crime. Ele tem previsão no artigo 132 do Código Penal, que se trata de expor a vida ou saúde de outra pessoa a perigo direto e iminente. E ele traz uma pena de detenção de três meses a um ano", explicou.

O advogado alertou que o homem poderia ter tornado a situação mais grave em caso de contágio. "O simples fato de sair já está cometendo o crime, mesmo que não tenha infectado ninguém. Em caso de contágio, e caso a pessoa infectada morra, o homem [que fugiu] pode até responder por homicídio ou tentativa de homicídio, porque ele assumiu o risco da situação ao saber que estava doente e ainda assim se expôs", explicou.

Leandro explica que o interesse social prevalece sobre o interesse individual particular, em situações como a de pandemia e o poder público tem de impor regras, por isso, o homem pôde ser detido.

"O poder público não está violando o direito de ir e vir. Em situações como essas, que são situações atípicas de pandemia, o interesse coletivo tem que prevalecer", disse.

Casos confirmados
Até esta terça-feira (17), 13 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus por meio de testes, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Uma das pacientes já foi liberada do isolamento domiciliar.

Mulher de 34 anos, de Feira de Santana, contaminada após retornar da Itália, com passagens por Milão e Roma, em 25 de fevereiro;
Mulher de 42 anos, de Feira de Santana, trabalhadora doméstica que teve contato com a mulher de 34 anos;
Idosa de 68 anos, de Feira de Santana, mãe da mulher de 42, que teve contato domiciliar com a 2ª paciente;
Idoso de 73 anos, também de Feira de Santana, marido da mãe da trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com as 2ª e 3ª pacientes;
Mulher de 52 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Espanha;
Criança de 11 anos, de Salvador, filha da mulher de 52 anos, que também fez viagem recente à Espanha;
Idoso de 72 anos, de Salvador, que fez viagem recente para a Itália;
Homem de 49 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Alemanha e Espanha;
Mulher de 50 anos, de Feira de Santana, que fez viagem recente aos Estados Unidos;
Homem de 43 anos, de Porto Seguro, que foi contaminado durante festa em Itacaré;
Mulher de 35 anos, de Porto Seguro, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América;
Mulher, de 42 anos, de Porto Seguro, que foi contaminado durante festa em Itacaré;
Homem de 42 anos, de Prado, que teve passagem por Milão e Londres.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!