terça-feira, março 17, 2020

1.375 presos fugiram em rebeliões em SP e 611 foram recapturados após Justiça suspender saída por causa de coronavírus

Pelo menos 1.375 presos fugiram de quatro unidades prisionais do estado de São Paulo durante rebeliões, na segunda-feira (16), contra decisão da Justiça em suspender a saída temporária de mais de 34 mil detentos para evitar risco de contágio pelo coronavírus. Um quinto presídio teve princípio de rebelião, mas não fuga.

Até as 14h desta terça-feira (17), 611 presos tinham sido recapturados pela Polícia Militar (PM), segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Outros fugitivos são procurados. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as confusões nos presídios (veja nesta reportagem).

Os dados foram divulgados nesta manhã pela Secretaria da Administração Penitenciária. Segundo a pasta, todos os presos que participaram das fugas e rebeliões são do regime semiaberto e estavam nas unidades prisionais das seguintes cidades:

Mongaguá: 563 detentos fugiram e ao menos 201 presos tinham sido recapturados até esta terça
Porto Feliz: 594 detentos fugiram e ao menos 298 presos foram recapturados
Tremembé: 218 detentos fugiram e ao menos 112 presos recapturados
Mirandópolis: houve incêndio com feridos, mas sem fuga
Sumaré: 4 presos fugiram e os mesmos 4 foram recapturados
Nesta terça-feira (17) estava prevista a saída temporária deles para ficarem com suas famílias. Os fugitivos, que já trabalham durante o dia e retornavam à noite para os presídios, voltariam às suas unidades após sete dias.


Diante do aumento do número de casos de coronavírus, a SAP pediu à Justiça que essa saída fosse barrada para evitar que os presos saíssem e voltassem infectados, contaminando assim outros detentos.

"Nós temos que diminuir a contaminação dessa população [carcerária] por coronavírus", disse Nivaldo Restivo, secretário da Administração Penitenciária, na manhã desta terça-feira (17) à TV Globo. "Não sabíamos como eles voltariam sem um controle sanitário, sem um acompanhamento de saúde. Isso poderia provocar uma proliferação da doença nas unidades".
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou na manhã desta terça que os governos estaduais têm autonomia para administrar seus sistemas penitenciários.

"Houve essa decisão, gerou uma reação de presos que não entenderam. A informação que eu tenho que boa parte, grande parte, mais de 400 já foram recapturados. E vão ser recapturados. Vão prestar conta por esse comportamento", falou Moro.

Preso grava fuga de detentos de dentro de presídio em Mongaguá, SP — Foto: G1 Santos
Preso grava fuga de detentos de dentro de presídio em Mongaguá, SP — Foto: G1 Santos

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!