terça-feira, fevereiro 20, 2018

Crivella admite que viagem à Europa no carnaval não foi oficial

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou nesta segunda-feira (19) que sua viagem à Europa durante o carnaval não foi para uma "festa do guardanapo". De acordo com ele, o compromisso foi a serviço do Rio. A declaração foi dada nesta tarde durante agenda oficial nas obras de contenção na Praia da Macumba, Zona Oeste.

O comentário faz relação ao episódio onde o ex-governador Sérgio Cabral apareceu em um restaurante em Paris com guardanapos na cabeça. O prefeito afirmou ainda que a decisão de sair do país foi um "imenso sacrifício pessoal".

"Fui a serviço do Rio de Janeiro, não era oficial, mas era a serviço do Rio de Janeiro. Fui sem ganhar hora extra, um imenso sacrifício pessoal. Eu não fui para festa do guardanapo. Aliás, naquela ocasião.. deixa pra lá", disse Crivella.

Também nesta segunda, o prefeito afirmou que a ida para a Europa não se tratou de uma viagem oficial, mas sim "dele". A própria Agência Espacial Européia já havia informadno que a visita de Crivella era particular.

Mesmo assim, a prefeitura insiste em informar que se tratou de uma viagem oficial, feita com autorização da Câmara dos Vereadores. Só as passagens do prefeito e dos seus quatro acompanhantes custaram R$ 170 mil.


Durante agenda, o prefeito também comentou a cirurgia emergencial de sua mãe em hospital público, no sábado (17), que originou a abertura de uma investigação do Conselho Regional de Medicina (Cremerj) para averiguar se houve privilégios no atendimento de Eris Bezerra Crivella.

Prefeito Marcelo Crivella visita obra na Praia da Macumba, Zona Oeste (Foto: Yasmin Restum/G1 )
Prefeito Marcelo Crivella visita obra na Praia da Macumba, Zona Oeste (Foto: Yasmin Restum/G1 )

MPRJ abre inquérito para apurar viagens de Crivella

O Ministério Público determinou que seja esclarecido o custo de cada viagem internacional, com encaminhamento de planilha das passagens aéreas e diárias, do prefeito Marcelo Crivella. O inquérito foi aberto nesta segunda-feira (19) para investigar as viagens ao exterior durante o carnaval.

Assim como Crivella, o presidente da RioTur, Marcelo Alves, também será investigado por improbidade administrativa por falhas no planejamento do carnaval. Em um ano, Crivella passa 36 dias em viagens oficiais no exterior

Desde que assumiu, no início de 2017, Crivella passou 36 dias em viagens oficiais fora do país. A última delas foi durante o carnaval: ele foi para a Europa no domingo (11), dizendo que voltaria na quinta-feira (15). Até a manhã deste sábado (17), no entanto, a chegada dele não havia sido confirmada. Nem o temporal que deixou duas mil pessoas desalojadas mudou os planos do prefeito.

Vistoria em obras da cidade
Na tarde desta segunda-feira (19), Crivella fez uma vistoria nas obras da Ciclovia Tim Maia, Zona Sul, e também nas de contenção da orla da Praia da Macumba, Zona Oeste. Ele afirmou que a cidade deveria comemorar o funcionamento das sirenes da Defesa Civil, o não desabamento nas comunidades e o bom funcionamento da drenagem da cidade.

“Eu tenho equipe que ficou aqui para cuidar das coisas e levei comigo o presidente do Cor, de maneira que o computador, a tela do Cor estava do meu lado. Na quinta de madrugada, nós estávamos sentados lá para verificar no momento que saíamos de [estágio] normal para pré-atenção, para crise. Mesmo lá de fora eu estava acompanhando em vigília constante esses problemas”, disse Crivella.

Durante a vistoria, o prefeito estava acompanhado de Sebastião Bruno, subsecretário de Infraestrutura, Jorge Felippe Neto, secretário de Conservação e Meio Ambiente e Cláudio Dutra, presidente da Rio-Águas.

Sobre a obra de contenção da orla da Praia da Macumba, Crivella garantiu que a reforma vai estar concluída até o início de março. Nesta segunda, o prefeito afirmou que 90% da obra já foi finalizada, mas que o trecho ainda vai ganhar ciclovia e árvores. Ainda segundo o prefeito, o custo se mantém em R$ 14,5 milhões. Desde a inauguração em 2004, o calçadão da Praia da Macumba já afundou pelo menos sete vezes.

Crivella acompanha vistoria em São Conrado, Zona Oeste do Rio (Foto: Yasmim Restum/ G1)
Crivella acompanha vistoria em São Conrado, Zona Oeste do Rio (Foto: Yasmim Restum/ G1)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!