segunda-feira, abril 03, 2017

Piratas somalis sequestram navio indiano e mantêm 13 tripulantes reféns


Piratas somalis sequestraram um navio indiano no litoral da Puntlândia, região semiautónoma no norte da Somália, e mantêm 13 tripulantes reféns, informaram nesta segunda-feira (3) à agência EFE fontes de segurança.
O crime ocorreu na noite de sábado, quando a embarcação se dirigia à cidade de Bosaso, de acordo com o comandante da agência antipirataria da cidade de Garowe, Amoye Abdullahi Dhere.
Os anciãos dos clãs, que tradicionalmente tomam as decisões na Somália, continuam com as negociações para a libertação desta última embarcação, embora ainda sem sucesso.
A segurança para as embarcações nesta parte do Oceano Índico melhorou substancialmente nos últimos anos, depois que a pirataria no litoral somali alcançou o auge entre 2010 e 2012. Um dos fatores desta queda foi a Operação Atalanta, que começou em 2008 com a Política de Defesa e Segurança Comum da União Europeia (UE).
Em mais de oito anos de atividade, a Operação conseguiu deter e levar a julgamento mais de 150 piratas, além de abortar vários sequestros e reduzir significativamente os assaltos a navios na região. A Espanha assumiu em fevereiro o comando da Operação Atalanta, cuja direção muda a cada quatro meses entre as nações que fornecem forças.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!