quinta-feira, abril 06, 2017

Emater entrega manivas-sementes de mandioca e macaxeira à 41 agricultores de dez municípios do Alto Oeste


Um grupo de 41 agricultores familiares de dez municípios do Alto Oeste participaram de oficina, neste dia 30 de março, em Pau dos Ferros, ocasião em que receberam cinquenta unidades de manivas-sementes de mandioca e de macaxeira, melhoradas geneticamente e “limpas” de doenças, para fortalecer o cultivo das espécies no Alto Oeste Potiguar.

O Projeto se desenvolve a partir da parceria entre a Embrapa – Mandioca e Fruticultura Tropical, o Governo do Estado, através da Emater e a Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste (Codesaop).

Um dos enfoques da pesquisa desenvolvida como parte das ações do Plano Brasil sem Miséria, política pública federal executada naquela região, foi identificar e promover o resgate e fortalecimento das culturas alimentares tradicionais de cada lugar. Na região Serrana Potiguar a cultura da mandioca sempre apareceu como uma cultura importante, sendo, portanto escolhida para o experimento, explicou o presidente da Codesaop, Júnior Jacome.

Nesta primeira fase foram selecionados 41 agricultores familiares, de 10 municípios, todos assistidos pela Emater. Os municípios inseridos nessa primeira fase foram: Água Nova (3 agricultores), Cel. João Pessoa (5 agricultores), Doutor Severiano (5 agricultores), Luiz Gomes (5 agricultores), José da Penha (3 agricultores), Portalegre (5 agricultores), Riacho de Santana (3 agricultores), São Miguel (5 agricultores), Venha Ver (5 agricultores) e Francisco Dantas (2 agricultores).

Cada agricultor familiar recebeu 50 manivas-sementes de macaxeira e de mandioca para plantio, recebendo assistência técnica dos técnicos da Emater e da Codesaop. Após a colheita cada agricultor familiar vai multiplicar as manivas efetuando o replantio de 50% delas e fazendo doação a outros agricultores familiares dos outros 50%. Assim, disseminando e aumentando o número de agricultores beneficiados.

Cada vara (caule) da planta crescida, pode ser dividido em 5 a 10 pedaços, de aproximadamente 20 cm, que são as manivas-sementes. A partir desses 100 pés de mandioca e macaxeira, poderão ser geradas outras 1000 plantas, mais resistentes a seca e às doenças. Como explicou o pesquisador da Embrapa, Jaeveson da Silva.

O Gestor Regional da Emater, Gilvan Torres, ressaltou a importância da parceria entre a Emater, Embrapa e a Codesaop, para o fortalecimento da produção agrícola na região.

O trabalho da pesquisa continua e no município de Venha Ver está montada uma unidade de produção que continuará produzindo material para distribuição e desenvolvimento dessa técnica de multiplicação rápida da mandioca.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!