sexta-feira, março 31, 2017

Parceria com Alemanha impulsiona economia potiguar


A cooperação técnica e comercial entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte já rendeu cerca de R$ 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 5 milhões) em investimentos em cursos, parcerias, tecnologia e negócios. O resultado da cooperação iniciada em 2009 foi apresentado pela cônsul geral da alemã para o Nordeste, Maria Konning  e pelo presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

“Queremos reforçar a parceria entre Alemanha e Brasil no desenvolvimento sustentável; comércio bilateral e intercâmbios científicos e de pesquisa. O Nordeste tem um potencial único na área de energias renováveis, como também no turismo. Hoje já são quase 1400 empresas alemãs atuando no Brasil e nossa parceria é de longo prazo”, explicou Konning.

O cônsul honorário da Alemanha para o RN, Axel Geppert, enfatizou que a cooperação já trouxe importantes resultados para o Estado. “Temos uma parceria em especial com o estado da Renânia Palatinado que tem uma economia concentrada nas pequenas empresas, assim como no Rio Grande do Norte, o que ajuda na aproximação dos empresários, diversos acordos já foram assinados entre a classe empresarial, universidades e entes políticos dos dois estados, o que mostra o sucesso dessa parceria”, declarou Geppert.

Entre os investimentos alemães no RN, o cônsul destacou nas áreas de dessalinização de água movida a energia solar; energias renováveis; construção civil e formação profissional. “Ainda teremos um projeto de estação de tratamento de esgoto autárquica para hotéis e estamos concluindo na Escola de Construção do SENAI a primeira Casa Passiva, que trará tecnologia sustentável da Alemanha para a construção civil potiguar”, disse o cônsul. Há expectativa que o encontro 2019 Brasil-Alemanha ocorra em Natal, é o principal encontro comercial entre os países.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz destacou que a parceria com a Alemanha fortalecer a economia potiguar. “Temos importantes parcerias com o Senac para formação de professores e novos cursos, como também em junho teremos uma delegação potiguar do trade turístico que irá conhecer a atuação consolidada do turismo alemão para desenvolvermos aqui no estado. No momento de dificuldade da economia brasileira contar como recursos das parceria conseguimos adquirir equipamentos, capacitar pessoal no setor de turismo para melhorar cada vez mais a nossa economia”, concluiu Queiroz.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!