sexta-feira, março 31, 2017

Atentado em mercado e mesquita deixa dezenas de mortos no Paquistão

Explosão perto de uma mesquita e de um mercado deixou dezenas de feridos e mortos em Parachinar, no Paquistão  (Foto: AFP)

Atentado com um carro-bomba nesta sexta-feira (31) matou ao menos 22 pessoas e feriu dezenas perto de um mercado e de uma mesquita xiita, na cidade de Parachinar, no Paquistão.
O ataque, que aconteceu próximo da fronteira com o Afeganistão, foi reivindicado por dois grupos: um ligado ao Talibã no país e pelo Lashkar-e-Jhangvi Al Alami, segundo a Reuters.
O balanço das vítimas ainda é impreciso. O dirigente político local Ikramullah Khan disse que 70 pessoas ficaram feridas.
A explosão enquanto as pessoas se reuniam para as orações de sexta-feira perto da entrada feminina da mesquita xiita, no mais recente de uma série de ataques este ano no Paquistão. O país tem maioria sunita.
Sajid Hussain, um parlamentar de Parachinar, disse que houve tiros antes da explosão, que ele descreveu como um ataque suicida. A cidade fica localizada em uma área com grande população xiita.
O grupo militante islâmico Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), mais conhecido como Talibã paquistanês, disse que a explosão foi parte de sua operação Ghazi, uma homenagem ao líder radical morto em 2007 pelas forças de segurança do Paquistão.
O novo grupo militante Lashkar-e-Jhangvi Al Alami também reivindicou o ataque.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o ataque através de um comunicado e reiterou sua determinação para acabar com o terrorismo. "A rede de terroristas foi quebrada e é nossa obrigação nacional continuar esta guerra até a completa aniquilação do terrorismo em nosso solo", afirmou.
O atentado aconteceu depois que uma série de ataques com cerca de 130 mortos, nos primeiros 15 dias de fevereiro, levou o Exército a lançar uma ação militar em todo o país contra a insurgência batizada como operação Radd-ul-Fasaad ("Eliminação da Discórdia").

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!