quarta-feira, março 29, 2017

Hoje não! Hoje sim! Árbitro de vídeo trabalha bem, e Espanha vence a França


Numa análise fria dos fatos, a França teria saído na frente no Stade de France e permitiria na sequência o empate da Espanha. Só que não era qualquer amistoso. Pela primeira vez no país, uma partida de futebol teve o auxílio do árbitro de vídeo. Ele facilitou a vida do alemão Felix Zwayer, que havia permitido um gol irregular de Griezmann e anulado um gol legal de Deulofeu no segundo tempo. No fim, vitória por 2 a 0 dos espanhóis, nesta terça-feira, gols de David Silva, de pênalti, e do próprio Deulofeu.

O QUE É O VAR?
O árbitro de vídeo, ou Video Assistant Referee (VAR), só pôde ser utilizado em quatro ocasiões: após um gol, em uma ação de pênalti, em caso de expulsão ou para corrigir um erro de identidade de um jogador punido. O alemão Zwayer e seus assistentes teriam errado em dois lances capitais (gol irregular de Griezmann validado e gol mal anulado de Deulofeu), mas em menos de um minuto corrigiram as marcações através da comunicação com quem pôde assistir às repetições.


PRIMEIRO TEMPO
Arbitragem à parte, havia um caráter amistoso, de testes, mas também de competitividade por um enfrentamento entre seleções de alto nível. A Espanha foi melhor, dominante territorialmente, ainda que a França também tenha criado as suas chances. Em sua estreia como titular, a revelação Mbappé quase fez no início, Koscielny viu Piqué salvar quase na linha, Iniesta também criou duas chances de perigo... O 0 a 0 foi realmente um detalhe.


SEGUNDO TEMPO
A polêmica chegou cedo na etapa final. Aos três, Jallet cruzou para Kurzawa, impedido, ajeitar para Griezmann marcar. Os franceses comemoraram, mas em um minuto o alemão Felix Zwayer consertou o erro. Aos 21, Deulofeu entrou para mudar o jogo: ele aproveitou erro de Bakayoko na saída de bola e sofreu pênalti convertido por David Silva minutos depois. Aos 31, foi pivô do segundo lance com o árbitro de vídeo, ao completar para as redes o cruzamento de Alba. A posição era legal, mas o assistente levantou a bandeira. Em 50 segundos houve a confirmação do gol.


MÁS RECORDAÇÕES
A França viu o fim de sua pequena invencibilidade de sete jogos (cinco vitórias e dois empates) desde a derrota para Portugal na decisão da Eurocopa, no mesmo Stade de France. Jogar em casa não tem sido tão determinante assim para o time de Didier Deschamps...


ATÉ JUNHO...
As duas seleções só voltam a campo em junho, após a temporada de clubes na Europa. A França visita a Suécia no dia 9, pelas eliminatórias, enquanto a Espanha também jogará fora, contra a Macedônia, no dia 11.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!