quinta-feira, janeiro 19, 2017

Animais soltos nas vazantes causam transtornos em Itaú, agricultores ‘clamam por ajuda’.

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Redação do Cidade News recebeu uma denúncia que vem preocupando os agricultores do município de Itaú-RN; não é de hoje que os agricultores e criadores
do município vêm sofrendo com a falta de chuvas, o último inverno favorável foi há seis ou sete anos atrás, com isso consequentemente muitos vêm perdendo o interesse de plantar e criar os seus rebanhos. Nos últimos anos os criadores diminuíram os seus rebanhos de Bovinos, caprinos e ovinos, praticamente a um terço.

Relato dos agricultores ouvidos pela redação do Cidade News dão conta que, com a falta de chuva, vêm também as dificuldades, onde “os criadores não tem recebido apoio nenhum do governo Federal nem Estadual, uma ajuda prometida era um milho na CONAB que não chegou aos criadores menos favorecidos, foi muitas promessas de distribuição de silagem, milho, torta animal e nada disso o pequeno criador viu”. Desabafou o agricultor.

Com isso “muitos estão deixando de criarem, porque ração sobe a preços absurdos, onde uma saca de milho ou de torta para animais estão custando quase o preço de uma arroba de carne, pois arroba vem se mantendo basicamente cogelada no mesmo preço desde o primeiro ano de seca, onde os criadores ficam acurralados ao engordar um animal para o abate, e os marchantes são quem ditam as regras de preços da arrobação, colocando o pé no pescoço dos criadores e todos preferem vender do que ficar gastando mais com um animal que só trará mais prejuízos”. Continuou.

Como se tudo isso não bastasse, os criadores agora estão enfrentando mais um problema, ao ponto de “clamarem por ajuda” as autoridades municipais para tomarem as providências neste caso.

Segundo os agricultores nos últimos anos os criadores tem se valido do único açude, conhecido como açude currais, popularmente açude grande, para tirarem o alimento dos seus rebanhos, muitos já estão no limite, raspando os únicos bagaços das suas vazantes para alimentarem os seus rebanhos.

Para piorar a situação nos últimos meses alguns dos criadores nas proximidades das vazantes, estão soltando os animais, ovinos e bovinos, dentro do açude, onde já virou rotina ver gado e ovelhas pastando durante o dia e a noite, principalmente nas proximidades da parede do açude.

O rebanho estar devorando tudo que encontra pela frente, ameaçando matar de fome todo o resto do rebanho dos outros criadores, trazendo revolta, prejuízos e desentendimento, com isto a grande maioria dos criadores estão indignados com esta situação, que só vem se agravando cada dia mais.

É grande o número de animais solto nas vazantes e os vazanteiros pedem a ajuda do poder público para tomar redias da situação, pois muitos desses criadores deixaram ou compraram essa ração para esse período na tentativa de segurar o pouco do rebanho que restou, mais se ninguém tomar as providências é bem provável que haja um conflito entre os vazanteiros e esses criadores.

A Redação do Cidade News não entrou em contato com as autoridades municipais para ver a posição ou as medidas que estão sendo tomadas pelo poder público, junto a secretaria para verificar a situação das vazantes. No entanto, acende o alerta para que seja dada maior atenção para coibir práticas ilegais daqueles que usam da espertezas para se aproveitar dos esforços aleios.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!