quinta-feira, março 31, 2016

Com cães farejadores, agentes abortam fuga em cadeia de Natal

Material foi apreendido após buscas feitas com a ajuda de cães farejadores do Gpoc (Foto: G1/RN)Com a ajuda de cães farejadores, agentes do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (Gpoc) conseguiram abortar um plano de
fuga que seria executado na madrugada desta quinta-feira (31) por presos do Centro de Detenção Provisória do Potengi, unidade que fica na Zona Norte de Natal. Drogas, quatro celulares e uma 'teresa' (corda improvisada) foram apreendidos.
A intervenção e a revista aconteceram nesta quarta-feira (30). Segundo um dos agentes que fez parte da operação, os animais ajudaram a localizar a 'teresa', que seria utilizada na fuga.
“Recebemos denúncias anônimas e agimos preventivamente. Ao término da visita, encontramos quatro aparelhos celulares, uma porção de substância similar a maconha e a corda improvisada que os internos pretendiam usar para escapar pela parte superior do CDP”, relatou.
Somente nestes três primeiros meses do ano, 139 detentos já conseguiram escapar do sistema prisional potiguar.
Calamidade
O governo do Rio Grande do Norte renovou por mais seis meses o estado de calamidade no qual se encontra o sistema prisional potiguar. A medida, que foi publicada no dia 17 deste mês, prorroga a situação decretada há um ano em razão de uma série de rebeliões que destruiu boa parte das 33 unidades prisionais mantidas pelo estado. Neste período, o Rio Grande do Norte recebeu o reforço de 200 policiais da Força Nacional e gastou mais de R$ 7 milhões na reconstrução dos presídios depredados. Muitos deles, destruídos novamente. Segundo o secretário Cristiano Feitosa, ao longo deste um ano de calamidade o sistema prisional potiguar “melhorou muito pouco”.
A renovação do decreto diz que o objetivo é "legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do normal funcionamento" das unidades prisionais do estado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!