quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Combate ao Aedes gera ponto extra aos municípios do RN que disputam Selo Unicef

Municípios do RN buscam selo do Unicef (Foto: Divulgação)A grande preocupação com o Aedes aegypti refletiu até na disputa do Selo Unicef – Município Aprovado. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) definiu que dará um ponto extra aos municípios que
comprovarem que estão desenvolvendo ações para o combate do mosquito, responsável por transmitir a dengue, a chikungunya, além do zika vírus e, mais recentemente, a microcefalia.

Segundo Tati Andrade, gestora de programas do Unicef para o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, a ideia é incentivar os municípios a aumentarem a luta contra o Aedes.

“Neste ano, como estamos tendo essa grande mobilização contra o Aedes aegypti, incluímos uma ação nova. Vamos dar um ponto extra para os municípios que comprovarem estar fazendo atividades no combate ao Aedes aegypti”, explicou.

A edição 2013-2016 já se encontra na reta final. A partir desta quinta-feira (25) até o dia 8 de abril, as prefeituras podem solicitar a visita do Unicef. Na cidade, os avaliadores vão verificar o que mudou, explica Andrade.

“Os municípios tem de pedir a visita ao Unicef até o dia 8 de abril. Em maio e junho acontecem as visitações. A partir desta quinta já podem pedir. Essa visita só é feita ao final dos três anos para ser avaliado o que mudou no município”, comentou.

Combate ao Aedes aegypti é um dos focos (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O que é o Selo?

É um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Para conquistar o selo, cada município precisa atingir sete indicadores em verde, de um total de 11, na avaliação de Impacto Social. Além desses pontos, precisa também cumprir 19 Ações Estratégicas, de 28 disponíveis.

Tati Andrade informou o passo a passo que deve ser seguido por cada município. “Primeiramente, o município se inscreve. Em seguida, o prefeito indica um articulador, depois ha um fórum comunitário, que planeja as ações. Então, são três anos fazendo os projetos para em seguida, mais um fórum (de avaliação). Por fim, a visita dos avaliadores do Unicef, para serem definidos os vencedores”.

No RN

No Rio Grande do Norte, cerca de 140 cidades ainda estão na disputa. Tati explicou que o número de inscritos foi superior. “São 137 municípios participando. Ao longo dos três anos, alguns municípios foram eliminados por não cumprirem as ações”, esclareceu.

O RN tem muito a comemorar, segundo a gestora. O estado é o segundo, entre os noves que participam, que mais recebe o selo do Unicef. Alguns municípios já foram condecorados nas três edições anteriores, inclusive.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!