quarta-feira, novembro 18, 2015

Em reencontro quente, Uruguai faz 3 no Chile e encerra Era sem Suárez com vitória

Uruguai x Chile Godín eliminatórias sul-americanasQuase cinco meses depois, o Uruguai vingou-se (com estilo) do Chile, algoz da equipe Celeste na Copa América de 2015. Na noite desta terça-feira, diante de um
Estádio Centenário lotado, o time comandado por Óscar Tabárez massacrou a formação de Jorge Sampaoli por 3 a 0 e obteve o terceiro triunfo nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Mesmo depois de um início ruim, com o Chile buscando controlar o jogo, o Uruguai se superou. Diante do esperado reencontro entre Edinson Cavani e Gonzalo Jara, protagonistas de um polêmico episódio na Copa América, no qual o chileno aplicou uma ‘dedada' no atacante do Paris Saint-Germain, o time celeste aproveitou-se da bola parada para conseguir a vitória.

Ainda aos 22min do primeiro tempo, o zagueiro Diego Godín aproveitou-se de confusão na área e arrematou com a perna direita para superar Cláudio Bravo. O 1 a 0 esquentou o clima, e o símbolo da rivalidade recente veio no intervalo, com o técnico chileno Jorge Sampaoli se envolvendo em uma confusão com Cavani.

O clima pesado favoreceu ao Uruguai, que soube controlar os nervos. Aos 16min da etapa complementar, Cavani desviou de cabeça, e Álvaro Pereira, também pelo alto, encobriu o goleiro do Barcelona. O zagueiro Martín Cáceres, quatro minutos depois, fechou a imponente vitória.

O resultado positivo comprova a força uruguaia no último jogo sem Luis Suárez, que retorna ao time depois de nove partidas oficiais suspenso pela Fifa - ainda em virtude da polêmica mordida em Giorgio Chiellini, da Itália, na Copa do Mundo. Em quatro rodadas foram três triunfos; ou seja, 75% de aproveitamento sem o maior astro.

FIM DO CASTIGO

Suspenso por nove jogos pela Fifa após a expulsão no jogo contra a Itália, ainda pela Copa do Mundo de 2014, Luís Suárez, enfim, poderá defender a seleção uruguaia.

Depois de um jogo contra a Colômbia (oitavas de final do Mundial de 2014), quatro duelos pela Copa América e mais quatro pelas eliminatórias, o atacante, que vive grande fase no Barcelona, pode retornar à Celeste.

Se com Suárez, o Uruguai se mostrou forte e venceu três dos quatro confrontos. Com ele então, a promessa é de um time ainda melhor na briga pelas vagas ao Mundial da Rússia.

LONGEVIDADE

Além da importante vitória, o técnico Óscar Tabárez pôde comemorar uma marca importante nesta terça-feira.

No comando do Uruguai desde 2006, Tabárez chegou aos 46 jogos de eliminatórias e empatou com o colombiano Francisco Maturana, que dirigiu Colômbia, Equador e Peru, como o técnico com mais jogos na história do qualificatório sul-americano.

ZAGUEIRO-ARTILHEIRO

O grupo dos vice-artilheiros das eliminatórias possui um defensor.

Em grande fase - dos dois lados do campo -, Diego Godín abriu o placar nesta noite e chegou a três gols, apenas um a menos do que o equatoriano Filipe Caicedo, que anotou um na vitória desta terça sobre a Venezuela (3 a 1).

'VOCÊ É UM CAG...'

O primeiro tempo acabou quente.

As câmeras de televisão flagraram um Jorge Sampaoli possesso, revoltado depois dos primeiros 45 minutos.

O técnico chileno seguiu na direção de Cavani, mas foi segurado por Gary Medel. De longe, soltou impropérios contra o camisa 21: ‘Você é um cag...'

Resta a dúvida: o xingamento era para o camisa 21 ou para o zagueiro Godín, que se encontrava ao lado?

VALDIVIA EXPULSO...DEPOIS DO JOGO

Depois de começar bem a partida, Jorge Valdivia parou na eficiente marcação armada (ou corrigida) por Óscar Tabárez.

Irritado com a arbitragem pelo excesso de faltas sofridas, o camisa 10 foi cobrar o árbitro Wilmar Roldán. Que erro!

Mesmo com a partida encerrada, o ex-palmeirense recebeu o cartão vermelho e desfalcará o time de Jorge Sampaoli na próxima rodada.

PRÓXIMO DESAFIO

Sem Valdivia e agora pressionado por tropeçar nas duas rodadas de novembro das eliminatórias, o Chile retorna a campo em março do ano que vem, quando receberá em Santiago a Argentina, na repetição da decisão da última Copa América.

Já o Uruguai, agora com o grande reforço de Luís Suárez, terá pela frente o Brasil, em solo brasileiro.

FICHA TÉCNICA:
URUGUAI 3 x 0 CHILE

Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 17 de novembro de 2015, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzmán e Cristian de la Cruz (ambos da Colômbia)
Cartões amarelos: Maxi Pereira, Godín, Álvaro Pereira, Corujo (Uruguai); Gary Medel, Marcelo Díaz, Vidal, Alexis Sánchez (Chile)
Cartão vermelho: Valdivia (Chile)
Gols: URUGUAI: Godín, aos 22 minutos do primeiro tempo; Álvaro pereira, aos 16 minutos do segundo tempo e Martín Cáceres, aos 19 minutos do segundo tempo

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Coates, Godín e Martín Cáceres (Gastón Silva); Arévalo Ríos, Carlos Sánchez, Lodeiro (Álvaro Pereira) e Corujo; Diego Rolán (Nahitan Nández) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez

CHILE: Claudio Bravo; Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Mena (Beausejour); Marcelo Díaz, Arturo Vidal e Valdivia; Vargas (Orellana), Mark González (Matías Fernández) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Fonte: 
ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!