domingo, julho 12, 2015

Unidade Escolar Escolástica Pinheiro realizou seu IV Arraia

Aconteceu na noite deste sábado (11), o IV Arraia da Unidade Escolar Escolástica Pinheiro localizada no Sítio Acauã, Zona Rural do Município de Itaú-RN. Na
ocasião ouve apresentação junina dos alunos da Educação Infantil, escolha da Rainha do Milho, comidas típicas e apresentação de quadrilha do Ensino Fundamental. Fato este que chamou a atenção dos pais e convidados pela sincronia dos passos dos alunos, que com muita atenção seguia a orientação da professora arrancando aplausos dos presentes.



A Escola realizou o sorteio de um balaio junino entre os moradores da comunidade e adjacença, entregue ao ganhador pelo mãos do Prefeito Ciro Bezerra.

As comunidade da Zona Rural que fazem a Unidade Escolar destacaram com muito carinho a presença do prefeito em todos os eventos da comunidade, algo que os deixam seguro do carinho ao qual Ciro diz ter pela comunidade, assim como as demais do município.



Apesar das dificuldades enfrentadas, principalmente com a queda no FPM, o prefeito tem cumprido seus compromissos com o cidadão itauense, no entanto, na esperança de uma reação da economia brasileira, em especial o repasse para os municípios ao dizer que o governo caloteou os município nesse mês de julho com os repasses do dia 10, com a queda será difícil organizar os débitos, pois acreditava no acordo firmado com o governo de que o mês de julho os repasses viriam com aumento, e aconteceu o contrário. “Esperamos receber para esse mês de julho mais de duzentos mil reais, e entrou somente pouco mais de oitenta mil reais, uma queda de mais de 50% do esperando”, desabafou Ciro em tom de preocupação.

Embora os atropelos dos repasses Ciro acredita que a comunidade não pode ser penalizada; o esforço tem sido cada vez mais fortalecido na luta junto com os demais prefeitos, para cobrar o prometido pelo Governo Federal. No dia 17 o município de Itaú receberá o encontro de prefeito do Estado do Rio Grande do Norte, onde será debatido as metas para essa luta.

Ciro iniciou sua fala dizendo que tem tido o mesmo cuidado com eventos da Zona Rural como os da Zona Urbana, prova disso é a qualidade e a participação dos moradores do sítio que participam em massa dos eventos da escola, inclusivo através dos resultados como a quadrilha e a organização.
  
O prefeito disse também se sentir em casa, quando visita as comunidades rurais da Acauã, pois todos os moradores o acolhem com alegria, e faz questão de difundir essa cultura nas comunidades rurais, estando muito orgulhoso, pois o São João já está crescendo muito, e a data de hoje foi marcada para poder dar a devida atenção merecida aos munícipes da comunidade do Acauã e adjacença, finalizando agradecendo a todos os colaboradores e moradores pela presença.

Antes de encerrar sua fala Ciro apontou com muita alegria a presença de sua Mãe que o acompanhava no evento, ao dizer que ela, queria muito conhecer essa comunidade, pelo fato do mesmo e demais membros da administração falar muito bem do Acauã, destacando os tempos em que morava no sítio Santa Maria, fazendo sua mãe se emocionar.

Esteve presente no evento o Presidente da Câmara, Vereador Toinho Galego que disse ser de muita satisfação em participar desse momento, principalmente pelo sítio ser sua casa, sua terra, onde sua maior felicidade é poder vivenciar um evento tão bonito e importante, que o prefeito Ciro tem feito na comunidade, agradecendo a Secretaria de Educação pelo empenho, pois tem acompanhado de perto o esforço da Secretária Mirianete Brasil, a Diretora Irinelvia e Márcio Melo junto com os demais que estão lutando por uma educação de qualidade.

Toinho destacou também a qualidade da quadrilha, dizendo que hoje não há diferença ou discriminação em relação a Zona Rural da Zona Urbana, onde antigamente havia essa desigualdade, inclusive a atitude dos moradores, hoje houve uma globalização. Encerrando agradecendo ao prefeito pero carinho e qualidade do evento no sítio Acauã, e não tem do que reclamar em relação a qualidade do evento, algo que não dar inveja ao participar dos da rua”. Finalizou Toinho.

O vice prefeito Paulo César disse ser um orgulho muito grande em poder estar mais uma vez no Acauã e participar desse arraia. Paulo também elogiou o empenho e qualidade do evento realizado pela prefeitura através da Secretaria de Educação, e que são essas crianças são o nosso futuro, por isso a importância do investimento.

A Secretária de Educação Mirianete Brasil disse estar muito feliz com os elogios, mas que tem se preocupado muito com a educação do Sítio Acauã, principalmente pelo fado da Unidade estar crescendo e o espaço estar pequeno, agradecendo a toda equipe da escola que são preocupados com a educação dos alunos.

Mirianete disse ainda que tem um projeto para a construção de uma nova escola, inclusive já tem o terreno que foi doado pelo Senhor Francisco (Chico), que seria realizado pelo PAR, porém ainda não saiu. Finalizando agradecendo a todos pelo empenho e a organização do arraia, destacando o aprendizado da Zona Rural que em muitos casos sai na frente do da cidade, algo muito gratificante quanto secretária, principalmente pelo fato da escola atender uma criança com necessidades especiais, que participou da quadrilha com os demais alunos, mostrando o desenvolvimento junto a interatividade com os colegas.




O evento foi encerrado com muita festa na animação do Forró do Zé, comidas típicas para os participantes.




Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!