quarta-feira, janeiro 07, 2015

Concursos públicos fazem candidatos passarem datas festivas em meio aos livros

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Festas de fim de ano e datas comemorativas são momentos de alegria, descanso e distração, para se passar junto a familiares e amigos. Mas, para quem deseja ingressar no serviço público através
de concursos, manter o foco e o ritmo de estudos mesmo nesses períodos são imprescindíveis para se obter a tão sonhada aprovação. E com tantos certames já garantidos e outros previstos para esses primeiros meses de 2015, muitos passaram esses dias divididos entre os livros e as festividades.

O ex-analista fiscal e contábil, Diego Jimmy, foi um deles. Se preparando para os concursos da Petrobrás e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), ambos com as provas previstas para o mês de março próximo, ele disse que diminuiu um pouco o ritmo que vinha seguindo desde meados do ano passado durante as festividades natalinas para poder descansar e aproveitar os momentos com a família.

“Isso foi somente durante os dias de festa, porque, como as provas vão ser aplicadas em aproximadamente dois meses, não podia parar mais que um dia, para não perder o ritmo e o foco e me prejudicar nos concursos. Assim que passou as festas, voltei a me dedicar integralmente aos estudos, porque um dia parado significa muito para mim. Não posso perder tempo”, afirmou.

Aos 29 anos e formado em Ciências Contábeis, ele revelou que largou um emprego promissor em sua área, para se dedicar totalmente à preparação para os concursos pretendidos e que, para atingir seu objetivo, passará todos os dias do Carnaval em meio aos livros e apostilas, longe dos amigos. Para isso, estuda o dia inteiro. Diego disse que já fez muitas provas, a exemplo da Polícia Federal, mas que, após alguns insucessos, decidiu repensar as suas prioridades e definir novas metas.

“O último concurso que fiz, não consegui a pontuação necessária para conseguir a classificação entre os primeiros lugares. Depois disso, vi que estava perdendo tempo e que precisava repensar o meu projeto de vida e decidir se ia permanecer ou não fazendo provas para a área policial. Sou formado em Contabilidade e resolvi me fixar nessa área, aproveitando os conhecimentos que adquiri durante minha formação. É muito difícil passar horas e horas estudando, mas é o que temos que fazer para mudar de vida”, afirmou.

Foco e ritmo

“Quando sai um edital, independente de ter um feriado no meio ou não, é preciso dedicação, foco e persistência nos estudos. Um bom ritmo de estudos também é importante para o sucesso, por isso, muitos candidatos não hesitam em atravessar datas e períodos comemorativos dividindo seu tempo entre família e livros ou mesmo, deixando de viajar e curtir seus entes para estar 100% dedicados ao seu objetivo de vida, que é ingressar no serviço público”, afirmou a coordenadora do Iap Cursos, Mônica Bezerra.

Ela afirmou que, sempre que é necessário, são ministradas aulas durante feriados e datas comemorativas, para que os candidatos possam ter o máximo de aproveitamento nos cursos preparatórios. E que manter o foco e ler todo o edital são medidas imprescindíveis para isso, já que o documento contem informações preciosas sobre o certame.

“Não adianta estudar e não ler e entender o edital. Assim como não focar no que realmente tem peso maior na hora da pontuação. Cada concurso traz disciplinas que merecem atenção especial, redobrada. Um exemplo é a prova do Banco do Brasil, que será aplicada em março. No certame anterior, o peso foi conhecimentos bancários, mas quem leu o edital desta nova prova, saberá que desta vez, são as matérias de atendimento e de técnicas de vendas que precisam ser bem estudadas”, alertou.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!