quarta-feira, janeiro 07, 2015

Banhistas ignoram bandeiras vermelhas em áreas perigosas no litoral

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Apesar do Corpo de Bombeiros ter sinalizado os trechos onde há corrente marítima mais fortes com bandeiras vermelhas na orla de Natal, para alertar os banhistas e
evitar ocorrências com afogamentos, muitos insistem em tomar banho nesses locais. Na Praia do Meio, várias  famílias com crianças ignoravam os avisos e aproveitavam a manhã de sábado (03), mesmo depois da divulgação de três pessoas quase terem se afogado no primeiro dia do ano, na Redinha.

Deitada há poucos metros de uma bandeira de sinalização, a banhista Lúcia de Lima disse que não havia percebido a marcação e também não havia recebido orientação alguma sobre os riscos que corria no trecho onde ela se banhava, em frente ao prédio do antigo Hotel Reis Magos. Acompanhada pelas duas filhas menores de 15 anos, ela disse que não tinha medo e que sempre ficava muito atenta para evitar surpresas desagradáveis.

“Não sabia de nada, para falar a verdade, nem percebi as bandeiras. Mas, sempre que venho à praia com minhas filhas, presto muita atenção em todos os seus movimentos, principalmente quando elas estão dentro do mar. Como sempre estou por perto, nunca aconteceu delas se perderem ou mesmo nenhuma ameaça de afogamento, graças a Deus. Então, não tenho medo não”, disse.

Nem mesmo a notícia das três pessoas que quase morreram afogadas após entrar no mar sem observar a sinalização, no primeiro dia de 2015, trouxe apreensão para a turista Janaína Lopes. Ela, que também estava acomodada próximo a uma bandeira vermelha na Praia do Meio, disse que só frequenta praias onde há piscinas naturais, onde se sentem mais protegida.

“Outra coisa que observo muito é quando há famílias com crianças na água. Para mim, isso é um indício de que a área não oferece riscos para os banhistas, por causa disso, vim para cá. Percebi a bandeira, mas como tem uma barreira de pedras entre a faixa de areia e o mar, considero seguro sim. Mas só entro na água quando a mate está baixa”, afirmou.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a orientação é que os banhistas fiquem em estado de alerta sempre que encontrarem as bandeiras vermelhas afixadas no trecho de praia escolhido para se banhar. O tenente Christiano Couceiro disse que, no total, foram afixadas 30 marcações nas áreas com maior incidência de correnteza forte e presença de valas e valões, áreas com corrente de retorno, onde a onda quebra e volta com força, puxando a pessoa para dentro do mar.

“As principais áreas de riscos do litoral estão sinalizadas. A iniciativa do Corpo de Bombeiros, que tem a colaboração da Cyrela Plano e Plano, visa evitar que as pessoas, principalmente quem não conhece a região marcada, fique em estado de alerta e evitem correr riscos desnecessários”, disse.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!