sexta-feira, novembro 14, 2014

PF faz operação para prender suspeitos de fraudes no Enem

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Polícia Federal do Ceará cumpriu na manhã desta sexta-feira (14) quatro mandados de prisão temporária de suspeitos de fraude
do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a PF, a Operação Apollo investiga simultaneamente suspeitos do Ceará, Paraíba e Piauí. Nos três Estados foram cumpridos também 9 mandados de busca e apreensão.

O esquema criminoso atuava na região do Cariri, no sul do Ceará, e vem sendo investigado há 13 meses pela Polícia Federal. A quadrilha teria fraudado o Enem 2013 e o Enem 2014 para interessados em ingressar em cursos de medicina de universidades públicas.

A partir da investigação, dois candidatos foram presos no último sábado (8) em Juazeiro do Norte (CE) com o gabarito da prova em seus celulares. Os candidatos, um homem e uma mulher, se inscreveram como sabatistas e faziam a prova em horário diferenciado.

Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de fraudes em certames públicos e organização criminosa. A Polícia Federal segue investigação agora para identificar candidatos que tiraram vantagem do esquema.

Tema da redação vazou, diz estudante

A Polícia Federal do Piauí investiga também uma denúncia de vazamento do tema da redação do Enem 2014. Um candidato de Picos (Piauí) afirmou à PF na última quarta-feira (12) ter recebido o tema da redação por uma foto no aplicativo WhatsApp mais de uma hora antes do início do exame no domingo.

A foto da folha de prova teria sido enviada a um grupo com cerca de 40 estudantes que fariam o Enem.

Um jovem do Ceará confirmou ao jornal Bom Dia Brasil ter recebido a imagem pelo aplicativo através de uma mensagem de um amigo de Campina Grande (PB).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirma que está trabalhando em parceria com a PF para a investigação do caso.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!