sexta-feira, novembro 14, 2014

Aluguel de colmeias é alternativa para polinização de pomares no RN

Aluguel é feito principalmente para empresas produtoras de frutas no RN (Foto: Canindé Soares/G1)O desaparecimento de abelhas nativas, seja por fatores como a escassez de água ou pelo desmatamento, está fazendo crescer uma modalidade de negócio
para apicultores no Rio Grande do Norte. O aluguel de colmeias para empresas produtoras de frutas assegura o processo de polinização e gera renda extra aos criadores de abelha. A prestação de serviço eleva em até 35% a produção nos pomares e está sendo difundida durante a edição 2014 da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O evento acontece entre os dias 12 e 15, na Arena das Dunas, em Natal.

Devido à necessidade de 90% da plantas produtoras de alimentos dependerem das abelhas para a polinização, a alternativa de negócio se torna ainda mais viável. De acordo com o consultor credenciado do Sebrae-RN, Mário Sérgio Melo, a demanda pelo serviço está crescendo, especialmente na região de Mossoró, que concentra a maior produção da fruticultura do estado.

“A procura por este tipo de serviço tem crescido, pois as abelhas nativas estão desaparecendo e os prejuízos nos pomares começam a aparecer, com a queda na produção. A expectativa é de que a procura cresça ainda mais a partir de agora”, explica.

A ideia é que o apicultor disponibiliza o serviço durante o período em que não há produção de mel. O valor mensal pelo aluguel de uma colméia gira em torno de R$ 40. Para plantas de menor porte, como melão, melancia e pepino, são necessárias quatro colméias por hectare para polinização. Já em fruteiras maiores, como cajueiro e mangueiras, o ideal é que sejam instaladas num hectare um total de seis colméias.

A alternativa de negócio do aluguel de colméias está sendo apresentada na área da Feira Agroecológica, um dos espaços explorados na Feira do Empreendedor. O evento conta ainda com a participação de 123 expositores inseridos em 29 setores de atuação. Além da exposição de oportunidades de negócios, a Feira do Empreendedor promove a realização de palestras, worshops, minicursos, orientação empresarial para inspirar potenciais empreendedores que visitam o local.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!