quinta-feira, setembro 25, 2014

Estudantes do RN terão aulas sobre geração, uso racional e seguro da energia

Programa já passou por escolas em Rio do Fogo. Foto: DivulgaçãoEstado com maior potencial instalado de geração de energia a partir dos ventos, o Rio Grande do Norte também toma a dianteira na
educação sobre esta fonte renovável de eletricidade. O projeto Aulas de Energia irá conscientizar estudantes do ensino fundamental, da rede pública e particular, sobre a importância desta e de outras formas de geração de energia limpa.

O programa Aulas de Energia será lançado no próximo dia 29/9, em parceria entre a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, a Força Eólica do Brasil, joint venture entre a Neoenergia e a Iberdrola, e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN).

O projeto Aulas de Energia faz parte do Programa Anual de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de conscientizar os jovens sobre a importância das fontes renováveis de energia, também busca esclarecer sobre o uso racional e seguro da eletricidade no dia a dia, evitando desperdícios, acidentes e preservando o meio ambiente. A previsão é de que cerca de 1.600 alunos sejam beneficiados com o projeto até o fim do ano.

As atividades do projeto Aulas de Energia incluem exibição de vídeos, debates, manuseio de maquetes que reproduzem as fontes de geração de energia renováveis, e ferramentas interativas com o tema “Eficiência Energética e Segurança com Energia”. Após esta etapa, os participantes visitam os parques eólicos de Arizona 1 e Rio do Fogo, onde têm oportunidade de conhecer o funcionamento de um aerogerador e a integração dos parques eólicos com o meio ambiente local.

Os parques visitados ficam no município de Rio do Fogo, no litoral potiguar. O Parque Eólico de Arizona 1, da Força Eólica do Brasil, entrou em operação em 2013, com 28 MW de potência instalada. Já o Parque Rio do Fogo, de propriedade da Iberdrola, entrou em operação em 2006 e tem 49,3 MW de potência instalada. Ambos estão interligados à subestação Extremoz, que pertence à Cosern.

As instituições de ensino interessadas em participar do projeto podem ter mais informações e se inscrever pelo site www.aulasdeenergia.com.br.

A inauguração do Projeto Aulas de Energia ocorre no dia 29/9, às 10 horas, no Ecoposto APA – Recife de Corais, município de Maracajaú, a 58 Km de Natal. 

Sobre a Neoenergia

A Neoenergia está entre os 40 maiores grupos privados do país. Presente em 13 estados, atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Na área de geração, possui capacidade instalada de 4.010 MW entre usinas em operação e em construção. Entre os empreendimentos em construção, destacam-se Teles Pires (1.820 MW), na divisa do Mato Grosso e o Pará; e Baixo Iguaçu (350,2 MW), no Sudoeste do Paraná.

Em 2013, o Grupo concluiu a construção de 10 parques eólicos no Nordeste (7 no Rio Grande do Norte e 3 na Bahia) por meio da joint venture com a Iberdrola. Em junho deste ano, a Força Eólica venceu leilão para a construção de mais três parques eólicos no RN. Com estes empreendimentos, a capacidade total de geração eólica da empresa chegará a 372 MW, o equivalente ao consumo de mais de 590 mil lares brasileiros e evitando a emissão de 660 mil toneladas de CO2 por ano.

Na área de distribuição, a Neoenergia é um dos maiores grupos privados do setor elétrico em número de clientes, com 10 milhões de unidades consumidoras na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, onde atuam a Coelba, a Celpe e a Cosern, respectivamente.

Sobre a Iberdrola

A Iberdrola é um operador energético global de primeiro nível, além da principal companhia do setor na Espanha e uma das cinco maiores elétricas europeias por valor de mercado. A Iberdrola está presente no Brasil desde 1997 através de sua participada Neoenergia – e é hoje a primeira distribuidora de energia elétrica em número de clientes.

O envolvimento do Grupo IBERDROLA neste projeto responde ao compromisso da Companhia com os setores mais desfavorecidos e à sua aposta por contribuir ao desenvolvimento econômico e social dos países nos quais desenvolve sua atividade, como é o caso do Brasil. A IBERDROLA apoia numerosas iniciativas que favorecem a cobertura de necessidades básicas deste país, como a educação e o acesso ao fornecimento elétrico.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!