segunda-feira, agosto 18, 2014

Corpo do ex-deputado Pedrinho Valadares é sepultado em Aracaju

Corpo de Pedrinho Valadares foi sepultado nesta tarde no Colina da Saudade em Aracaju (Foto: Cleverton Macedo/ TV Sergipe)O corpo do ex-deputado federal Pedro Almeida Valadares Neto, conhecido como Pedrinho Valadares, de 48 anos, foi sepultado às 16h deste domingo (17), no
Cemitério Colina da Saudade, no Bairro Jabutiana, Zona Sul de Aracaju (SE). A despedida foi marcada por homenagens e orações. Pedrinho morreu no acidente aéreo que vitimou o candidato à Presidência da República e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), na última quarta-feira (13), em Santos, no litoral de São Paulo. O velório do ex-deputado e coordenador da campanha de Campos teve início na madrugada deste domingo. O corpo dele chegou à capital sergipana às 01h44 em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Muito abalada a viúva Simone Valadares ficou todo o tempo cercada pelos dois filhos do casal. Durante o sepultamento ela teve de ser amparada por familiares e amigos. De acordo com o irmão de Pedrinho, Antônio Valadares Santana, a forma trágica como ele se foi deixou toda a família em choque. “Ninguém nesse mundo está preparado para receber uma notícia dessas. Todos nós estamos muito abalados com tudo o que aconteceu. Sofremos por ele que se foi ainda tão jovem, cheio de projetos e sonhos. E também, sentimos a perda de Eduardo Campos, que assim como meu irmão tinha uma alegria e determinação para desenvolver seu trabalho. O Brasil perdeu um grande político”, disse.

Esposa de Pedrinho foi amparada pelos filhos do casal (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

"Estamos muito abalados com a partida precoce dele e prestamos homenagens como forma de agradecimento por ele ter feito parte de nossa família. Ele foi um grande ser humano e político e vai deixar saudades", disse o sobrinho Domingos Alves.
O empresário Luciano Barreto também lamentou a perda do amigo. “Convivo com Pedrinho desde o primeiro mandato dele como deputado federal. Conversávamos muito sobre os rumos políticos do nosso país. Ele era uma pessoa brilhante, tinha uma alegria contagiante, não me lembro de ter visto ele triste alguma vez. Sempre preocupado com os interesses de Sergipe, que perde muito com a sua partida. O Brasil também perde muito, pois ele e Eduardo, tinham muitas ideias e projetos. Mas, seu legado, sua sergipanidade não serão esquecidos por seus familiares e amigos”, destacou.

Missa de corpo presente foi celebrada pelo arcebispo de Aracaju Dom Palmeira Lessa (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Para José Carlos Machado, vice-prefeito da capital, é muito difícil avaliar a perda de Pedrinho. “Uma perda irreparável, difícil de ser medida ou avaliada. Ele ainda muito jovem demonstrava sua preocupação com as coisas de Sergipe, em beneficiar o estado através de sua atuação na Câmara Federal, onde convivemos por quase seis meses”, relembrou.
Chegada a Aracaju
O corpo do ex-deputado federal Pedro Almeida Valadares Neto chegou à capital sergipana no início da madrugada deste domingo (17), debaixo de uma forte chuva, o que segundo a Infraero atrasou o pouso em cerca de 40 minutos. O avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Santa Maria, na Zona Sul da capital, às 01h44, após ter feito uma parada em Recife (PE), para deixar os corpos do candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, do assessor Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, que morreram no acidente aéreo. Outros dois aviões da FAB levam os corpos dos pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins para Governador Valadares (MG) e Maringá (PR), respectivamente.
Do Aeroporto Santa Maria o corpo foi levado em um carro do Corpo de Bombeiros para o cemitério Colina da Saudade, no Bairro Jabutiana, também na Zona Sul. O velório teve início na madrugada, onde as primeiras homenagens e cânticos foram entoados pelos familiares e amigos do ex-parlamentar.
O cunhado do ex-deputado, o procurador de justiça Mario Marroquim e o senador Antônio Carlos Valadares, tio de Pedrinho, acompanharam todo o processo de liberação dos corpos na capital paulista e seguiram no voo da FAB. O senador ficou no Recife onde acompanhou o velório de Eduardo Campos e dos assessores. Ele retornou à capital sergipana no início da tarde deste domingo para acompanhar o sepultamento do sobrinho.

Caminhão do Corpo de Bombeiros levou o corpo de Pedrinho (Foto: Fredson Navarro/G1)

Carreira política
Valadares Neto, filiado ao PV, foi deputado federal por Sergipe quatro vezes, além de ser advogado. Ele também desempenhou as funções de assessor parlamentar, consultor técnico-administrativo do Governo de Sergipe, secretário-geral da Prefeitura de Simão Dias e secretário de Turismo do Estado do Sergipe. Atualmente, Pedrinho fazia parte da comissão que acompanhava o candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB). Ele atuava como coordenador da campanha.
Mandatos
Deputado Federal (PFL), 1991-1995;
Deputado Federal (PP), 1995-1999;
Deputado Federal (PSB), 1999-2003;
Deputado Federal (PFL), 2008-2008 e 2010-2011.
Suplências e efetivações
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 1995-1999, em 19 de julho de 1995, sendo efetivado em 7 de janeiro de 1997, em virtude da renúncia do Deputado Jerônimo Reis, que assumiu a Prefeitura de Lagarto (SE).
Assumiu como suplente o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2007-2011, de 15 de julho de 2008 a 6 de dezembro de 2008, em virtude do afastamento do Deputado Jerônimo Reis, sendo efetivado em 5 de agosto de 2010, em virtude da Perda de Mandato do Dep. Jerônimo Reis (decisão do TJSE, em 4 de agosto de 2010).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!