segunda-feira, agosto 18, 2014

ONU levará 'meses' para reparar suas instalações em Gaza

Palestinos rezam perto de ruínas de mesquita na Faixa de Gaza na sexta-feira (15) (Foto: Reuters/Ibraheem Abu Mustafa)A coordenadora das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, avaliou neste domingo (17) que levará 'meses' até que a ONU consiga reparar suas infraestruturas
danificadas e destruídas na Faixa de Gaza, desde o início da ofensiva israelense.
'O conserto dos estragos nos hospitais, escolas e postos da UNRWA (Agência da ONU para os Refugiados Palestinos), onde os deslocados encontraram abrigo, levará meses', declarou Valerie.
A representante da ONU está em uma visita de dois dias em Teerã, onde se reúne com as autoridades iranianas para tratar das crises humanitárias em Gaza, Síria e Iraque.
Ao todo, 97 instalações da UNRWA foram danificadas em Gaza, em especial, centros de saúde, de distribuição de alimentos e escolas. Muitos desses colégios serviam de abrigo para os 250 mil palestinos deslocados.
Amos lembrou das 'firmes declarações' das Nações Unidas sobre 'as violações das leis humanitárias internacionais e das leis sobre os direitos humanos por todas as partes' em Gaza. Ainda segundo ela, 'todos os Estados-membros da ONU fracassaram em sua tentativa de encontrar' uma solução política para o conflito entre israelenses e palestinos.
A ofensiva lançada em 8 de julho por Israel contra o movimento islâmico palestino Hamas matou quase dois mil palestinos em Gaza - civis em sua maioria. Além disso, 64 soldados israelenses morreram, e os foguetes lançados de Gaza mataram três civis em Israel.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!