segunda-feira, agosto 18, 2014

Botafogo marca duas vezes em 3min, escapa da zona e passa crise para o Flu

Com dois gols em três minutos no segundo tempo, o Botafogo bateu o Fluminense por 2 a 0 na noite deste domingo, no Mané Garrincha,
deixou a zona de rebaixamento e transferiu sua crise para as Laranjeiras ao término da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Daniel e Zeballos foram os responsáveis pelos gols que decidiram o triunfo do Alvinegro, enquanto Fred perdeu um pênalti aos 42min do segundo tempo.

A vitória tira o Botafogo da zona de rebaixamento, com 16 pontos, mesmo número do rival Flamengo, que também saiu da degola neste domingo. Já o Fluminense permaneceu com 26 pontos e aumentou a crise iniciada pela eliminação na Copa do Brasil, na última quarta-feira, quando perdeu para o América-RN por 5 a 2, com três gols nos últimos 15 minutos de jogo.

O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às 19h30. O Fluminense, por sua vez, visita a Chapecoense, na mesma data, às 22h.

Fases do jogo

Em jogo muito nervoso desde os primeiros minutos, o Botafogo acabou surpreendendo e tomando a iniciativa no clássico contra um Fluminense conhecido pelo bom toque de bola. A boa intenção, no entanto, não foi suficiente para que o time fugisse de suas limitações no ataque.

Com um Botafogo previsível no ataque e um Fluminense lento nos contragolpes, a partida foi muito fraca no primeiro tempo, sem chances claras de gol. Já a etapa complementar começou mais animada, com duas boas oportunidades saídas dos pés de Gabriel e um bom lance que Carlinhos desperdiçou para o Fluminense, tudo antes dos 10min.

Após boa chance perdida por Fred, Zeballos arrancou e achou bom passe para Daniel, que soltou uma bomba na saída de Diego Cavalieri para abrir o placar para o Botafogo aos 19min. O Botafogo - e Zeballos - aproveitariam o bom momento em campo e, apenas três minutos depois, o meia aproveitou cruzamento rasteiro de Ferreyra para ampliar a vantagem alvinegra.

Com a desvantagem criada em poucos minutos no placar, o Fluminense partiu para cima na base do desespero e encontrou um Jefferson seguro do outro lado. O Tricolor, por sua vez, criava chances, mas finalizava muito mal, facilitando o trabalho do goleiro rival. Numa das melhores chances do time das Laranjeiras, aos 40min, Jean soltou uma bomba e o arqueiro pegou.

A pressão tricolor caminhava para terminar sem resultado quando Rafael Sóbis sofreu pênalti aos 40min, que Fred desperdiçou com chute por cima do gol de Jefferson. O erro foi a última grande emoção da partida antes do apito final.

O melhor: Daniel - mesmo sem ser brilhante, o meia foi um dos poucos jogadores a mostrar qualidade técnica no clássico. Mesmo atuando ao lado de um Ferreyra praticamente nulo em campo, teve boa movimentação e marcou um golaço no segundo tempo após tabela com Zeballos.

O pior: Ferreyra – com claras dificuldades técnicas, o centroavante pouco fez como referência no ataque do Botafogo. O atacante alvinegro se atrapalhou por várias vezes ao tentar dominar a bola, inclusive interrompendo bons lances de sua equipe.

Chave do jogo: Os três minutos entre os 19min e 22min do segundo tempo, quando o Botafogo definiu a partida com duas jogadas de Zeballos. O meia paraguaio fez uma partida discreta, mas participou de forma crucial do gol de Daniel antes de marcar o segundo do Alvinegro e dar ao time uma vantagem muito importante no clássico.

Para lembrar:

Semanas tumultuadas: Fluminense e Botafogo viveram semanas tensas antes do clássico. O Tricolor foi eliminado da Copa do Brasil após derrota por 5 a 2 para o América-RN em pleno Maracanã, enquanto o Alvinegro foi assombrado pela sua crise financeira e os salários atrasados.

Fred perde pênalti: aos 42min, o atacante teve a chance de diminuir a vantagem do Botafogo, mas bateu muito mal pênalti sofrido por Rafael Sóbis. O camisa 9 chutou por cima do gol, muito longe da meta de Jefferson.

BOTAFOGO 2 X 0 FLUMINENSE

Data/hora:17/08/2014, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcio Luiz Augusto (SP)
Cartões Amarelos: Airton, Julio César, Gabriel e Ramirez (BOT); Bruno e Valencia (FLU)

Botafogo
Jefferson, Edilson, Bolivar, André Bahia e Junior Cesar (Julio César); Airton, Gabriel, Ramirez e Daniel (Rogério); Zeballos e Ferreyra (Bolatti)
Técnico: Vagner Manicni

Fluminense
Diego Cavalieri; Bruno (Diguinho), Henrique, Elivelton e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero (Walter) e Conca; Rafael Sobis e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!