segunda-feira, julho 07, 2014

Terremoto no Pacífico deixa quatro mortos no México e Guatemala

Imóvel na Guatemala é escorado com uma viga de metal após terremoto na manhã desta segunda-feira (7)Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a costa do Oceano Pacífico, nesta segunda-feira (7), com efeitos em uma ampla área do sul do
México e da América Central, de acordo com informações da agência de notícias Associated Press. Ao menos três pessoas morreram na Guatemala e uma no México.

O porta voz do Corpo de Bombeiros, Raul Hernandez, disse que ao menos duas pessoas morreram em suas casas, na cidade guatemalteca de Pati, na província de San Marcos, soterradas pelas paredes que caíram. Uma mulher morreu em Quetzaltenango vítima de um ataque cardíaco.

De acordo com Hernandez, 30 residências tiveram estragos, e houve deslizamentos de terra e pedras em algumas estradas do país. A Guatemala já registrou quedas de energia por causa dos tremores.

O presidente do país, Otto Perez Molina, chegou a mencionar uma quinta vítima durante entrevista à rádio Emisores Unidos, mas o caso não foi confirmado ainda: um recém-nascido teria morrido em um hospital ao ser atingido na queda de uma parede.

Fotos postadas em redes sociais mostram prédios com rachaduras em suas fachadas em San Marcos.

"Esse terremoto foi muito forte. Há casas destruídas", disse Luis Rivera, governador da região, que no fim de 2012 foi atingida por um sismo de magnitude 7,4, o que causou a morte de 48 pessoas.

As aulas foram suspensas em ao menos três Estados na fronteira a oeste.

No México, a Defesa Civil do Estado de Chiapas informou que um homem morreu em Huixtla após ser atingido na queda de um muro. A imprensa local informa que o terremoto foi sentido com força nos Estados de Chiapas e Tabasco, mas não há detalhes, até o momento, sobre mais vítimas nesses locais.

Pessoas em pânico saíram para as ruas, e a Cruz Vermelha disse que estava atendendo crianças e adultos muito assustados.

"Eu pensei que a casa ia entrar em colapso", disse Cláudia Gonzales, 32, que correu para a rua na cidade mexicana de Comitan, levando sua filha de um ano de idade.

Na cidade de Tapachula, perto do epicentro do terremoto,  o funcionário público Omar Santos disse que "os prédios estavam se mexendo, janelas se quebraram em algumas casas e comércios, e pessoas correram para as ruas no escuro".

O terremoto chegou a ser sentido em algumas partes da Cidade do México, mas sem danos ou feridos.

Em El Salvador, os tremores provocaram alarme, mas não há registro de vítimas ou danos, segundo o Observatório Ambiental Nacional. 

Uma agência de monitoramento de atividades geológicas nos Estados Unidos, a U.S. Geological Survey, divulgou que o terremoto ocorreu a cerca de 2 km de Puerto Madero, perto da fronteira entre Guatemala e México, às 6h23 no horário local (8h23 em Brasília), 60 km abaixo da superfície.

A agência chegou a divulgar que a magnitude do terremoto era de 7,1, mas o número foi reavaliado para 6,9. 

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!