segunda-feira, junho 02, 2014

Velório de Marinho Chagas foi marcado por muita emoção no estádio do ABC

Velorio-de-Marinho-Chagas--------JA----(8)A humildade do lateral esquerdo da seleção brasileira na Copa de 1974 é o que ficará na memória de familiares, amigos e torcedores de Francisco das Chagas Marinho, o
‘Bruxa’ Marinho Chagas. Maior símbolo do futebol do Rio Grande do Norte, o ex-jogador morreu na madrugada de ontem, aos 62 anos, em João Pessoa, onde estava internado após passar mal em um evento para colecionadores do álbum da Copa do Mundo. No estádio Frasqueirão, local do último adeus a Marinho, populares relembravam os momentos que lhe trazem boas lembranças do potiguar.

“A melhor lembrança que guardarei do meu irmão é a sua presteza de sempre. O cara mais humilde que tive o imenso prazer de crescer junto e conviver como família e como fã”, disse Antônio Marinho, irmão e ex-jogador profissional. “É incrível como ele tinha vocação para ajudar as pessoas. Mesmo sem condições financeiras, ele sempre buscou ajuda dos mais próximos para ajudar quem ele nem conhecia direito”, relatou.

Antônio Marinho disse que o último contato que fez com o irmão foi por telefone, no sábado anterior ao evento em que Marinho Chagas era palestrante em João Pessoa. “Ele estava muito bem. Muito feliz por estar falando um pouco de seu histórico profissional. De repente, no domingo, recebo uma foto do momento em que Marinho passou mal e precisou ser carregado”, conta. “Pior do que perder um irmão, é perder um irmão com as qualidades e defeitos que ele tinha. Até nos seus defeitos ele conseguia passar uma lição”.

Após passar mal na capital paraibana, o potiguar foi encaminhado ao hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde foi diagnosticado com uma hemorragia digestiva. Para os torcedores do ex-lateral esquerdo da seleção brasileira, a notícia foi a principal perda do Brasil em pleno ano de Copa do Mundo. “Não tive a oportunidade de colher um último registro seu em vida, mas vim aqui para assim fazê-lo através de quem sempre esteve com ele”, disse Nilton Freitas, segurando uma bola de futebol com a assinatura de familiares e amigos de Marinho Chagas.

“Para alguns pode ser estranho, mas para mim é o que irá representá-lo nos próximos dias”, afirmou Nilton, botafoguense, natural de Uruaçu, no RN. “Todos sabem do amor que Marinho tinha pelo ABC Futebol Clube, mas foi no vestido com a camisa do Botafogo que eu vi seus maiores lances”, destacou.

Além de Nilton, outros torcedores prestaram suas homenagens a Marinho Chagas vestidos com as camisas dos times pelos quais ele já passou. Humberto Teixeira escolheu a camisa do Fluminese para dar seu adeus. “Lateral esquerdo como ele não veremos tão fácil. Na verdade, acredito que não veremos jamais. Um orgulho para todos nós”, disse.

O orgulho que os fãs têm de Marinho Chagas é o mesmo que o ex-jogador tinha pelo seu time do coração, o ABC. Apesar de ter trilhado carreira de sucesso por grandes clubes do país, foi pelo ABC que ele sempre demonstrou sua grande paixão. Ídolo do time alvinegro durante sua passagem pelo clube, entre 1969 e 1970, ele deixará de herança seu grande amor pelo time.

“Entre todos os nossos ídolos, Marinho teve uma ‘responsabilidade’ diferente dos demais. Ele nunca esqueceu as suas raízes”, destacou Rogério Marinho, diretor do ABC Futebol Clube. “Conhecido internacionalmente, Marinho Chagas teve uma trajetória que lhe permitiria ter uma vida diferente. Porém, sua simplicidade sempre lhe fez voltar à sua casa, ao bairro das Rocas, ao nosso clube, às confraternizações entre amigos”.

Rogério Marinho destacou que o ABC prestará uma homenagem ao potiguar no próximo jogo do time, que acontecerá amanhã (03) na cidade de Santa Cruz contra o Náutico. O jogo será a 10ª rodada da Série B pelo Campeonato Brasileiro. “Também estamos organizando outras homenagens futuras a Marinho, como no aniversário pelo centenário do ABC, em junho”, disse o diretor do clube. O corpo de Marinho Chagas será sepultado na tarde de hoje, às 17h, no cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!