segunda-feira, junho 02, 2014

Destroço de avião desaparecido há 55 anos é achado no estreito de Taiwan

O avião anfíbio do modelo PBY-5 era usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra MundialUma hélice de um avião anfíbio desaparecido em outubro de 1958 foi encontrada no estreito de Taiwan, segundo autoridades das ilhas Matsu. Um pescador teria
"fisgado" o destroço com uma rede de arrasto, segundo o jornal "China Times".

A aeronave PBY-5A, conhecida como "Blue Swan" ("Cisne Azul"), levava 11 pessoas a bordo -- quatro militares americanos, além de três militares e quatro civis taiwaneses -- quando desapareceu. O avião pertencia à companhia aérea hoje chamada TransAsia Airways e havia partido de uma base militar taiwanesa nas ilhas Matsu em direção à capital do país, Taipei.

Na época, o acidente levou o país a acusar a China de ter abatido o avião civil em uma área cujo controle era disputado pelas nações. O arquipélago de Matsu, composto por 19 ilhas, é de domínio de Taiwan.

Depois de três dias sem encontrar destroços nem sobreviventes, as buscas pelo "Blue Swan" foram encerradas.

Além da teoria de que o avião teria sido abatido pela força aérea chinesa, também se especulou na época que ele teria sido forçado a pousar na China (e os militares americanos, então, feitos reféns). Outra hipótese seria a de que havia uma décima segunda pessoa no avião, que teria sequestrado e derrubado a aeronave.  

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!