sexta-feira, maio 30, 2014

Terremoto abala sudoeste da China

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um terremoto de magnitude 5,9 sacudiu nesta sexta-feira (30) a província de Yunan, no sudoeste da China, na região da fronteira com
Myanmar, informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS). Ainda não há relatos de danos materiais ou de vítimas. Autoridades locais enviaram uma equipe de 50 pessoas para avaliar a situação.
O epicentro do tremor, ocorrido às 9h20 (22h20 de quinta em Brasília), foi situado 27 km ao norte de Pingyuan e 65 km a sudoeste da grande cidade birmanesa de Myitkyina, a 10 km de profundidade, precisou o USGS. Segundo o Instituto, um terremoto de tal magnitude e profundidade geralmente produz um abalo muito forte, capaz de causar danos.
A região atingida tem população de 300 mil pessoas, em sua maioria minorias étnicas chinesas, e já sofreu um terremoto de magnitude 5,6 há uma semana, que deixou 13 pessoas feridas. Essa área afetada está em uma zona sísmica muito ativa por ser de atrito entre as placas tectônicas asiática e indiana e sofreu graves terremotos em 2008, 2009 e 2011.

Em março de 2011, o condado sofreu um terremoto de 5,8 graus de magnitude que causou 26 mortos e mais de 300 feridos.
O pior terremoto na região nas últimas décadas aconteceu na província de Sichuan, vizinha a Yunnan, em maio do ano 2008, quando cerca de 90 mil pessoas perderam a vida depois de um tremor de 8 graus de magnitude cujo epicentro ficou na comarca de Wenchuan.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!