quarta-feira, maio 28, 2014

Bilionário americano dono do Manchester United morre aos 85 anos

25.mai.2005 - Malcolm Glazer (à dir.) acompanhado de Joel Glazer, em cerimônia da NFLMorreu nesta quarta-feira (28) o dono e presidente do Manchester United, Malcolm Glazer, aos 85 anos.


O bilionário Glazer assumiu o controle do time inglês em 2005, ao adquirir uma fatia do United por 1,48 bilhão de dólares. Glazer já era dono de um grande conglomerado de negócios na área de esportes.

No Manchester United, Glazer e sua família, reformularam o time, venceram cinco vezes o Campeonato Inglês e a Liga dos Campeões da Europa em 2008. 

Ele também levou o Manchester United a ser o mais valioso do esporte. O time chegou a ser avaliado em 2012 em 2,2 bilhões de dólares, pela Forbes, quando era o time mais caro do mundo. A revista também estimava um número impressionante de 659 milhões de torcedores ao redor do mundo.

Nas últimas listas da Forbes, entretanto, embora o valor do Manchester continue subindo - estimado em 2,8 bilhões de dólares -, o Barcelona e o Real Madrid ultrapassaram o time inglês.

Recentemente, um estudo da Brand Finance também apontou uma desvalorização da marca do clube, que estaria atrás do Real Madrid e do Bayern de Munique.

Mesmo tendo vencido muitos títulos e transformado Manchester United em um negócio de proporções globais, parte da torcida do Manchester discorda dos rumos do time, que passou a ser fortemente controlado pela família, sem participação dos antigos sócios e torcedores.

Em 1995, ele tinha adquirido o controle do Tampa Bay Buccaneers, franquia da NFL, principal liga de futebol americano do mundo. Sob o comando da família Glazer, os Buccaneers chegaram ao título do Superbowl em 2002. 
Malcolm Glazer fez fortuna ao assumir a frente da First Allied Corporation, dona de uma rede de shoppings centers nos Estados Unidos.

Glazer já teve participação, minoritária ou majoritária, em diversas multinacionais, como a montadora de motocicletas Harley-Davidson, a Formica e a Omega Protein. 

Com a morte de Glazer, sua família mantém 90% das ações do Manchester United. O clube se manifestou em nota: "Os pensamentos de todos no Manchester United estão com sua família esta noite", diz o comunicado.

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!