segunda-feira, abril 28, 2014

Previdência movimenta economia no interior do RN

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Os aposentados e pensionistas do INSS estão recebendo os benefícios referentes ao mês de abril. O pagamento teve início na última quinta-feira, 24, e serão pagos até o
dia 8 de maio. No Rio Grande do Norte, será transferido para os 526 mil beneficiários o montante de R$ 389 milhões.
Apesar dos desafios que se propõem à Previdência, no sentido de ampliar a cobertura entre os trabalhadores brasileiros, é indiscutível o papel que esta desempenha na vida de cada cidadão e na economia do país.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, Manoel Cândido, “É de muita importância esse pagamento mensal feito, principalmente, ao trabalhador rural. Destaco nos meus contatos junto aos sindicatos e ao homem do campo, o pagamento da Previdência Social como um dos mais importantes programas de distribuição de renda do Brasil”, afirma.
No Rio Grande do Norte, a maioria dos 167 municípios sobrevive dos benefícios pagos pelo INSS e são os aposentados e pensionistas que mantêm a economia dessas cidades. O comércio vive em função da venda de seus produtos a essa clientela e, em algumas cidades, os 10 dias úteis do pagamento do INSS é que garante a circulação do dinheiro. Nas agências bancárias e nos Correios, por meio dos quais muitos recebem os pagamentos, o movimento aumenta consideravelmente.
A apresentação da folha de pagamentos mensal do INSS ilustra bem o papel que a Previdência Social tem na dinamização da economia dos municípios. Em muitos casos, o valor mensal investido pela Previdência Social no pagamento dos benefícios é superior ao repasse feito pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso ocorre principalmente em municípios pequenos.
Nos dias de pagamento – entre os cinco últimos dias úteis e os cinco primeiros do mês seguinte, são comemorados pelos comerciantes como os de melhor movimento. Os ambulantes se multiplicam, vendendo confecções, redes, sacolões, alimentos de primeira necessidade, entre outros.

Reprodução Cidade News Itaú via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!