segunda-feira, abril 28, 2014

'Estamos à mercê dos bandidos', diz filho de policial morto a tiros em Natal

Ilfran André Tavares de Araújo, de 51 anos, levou dois tiros na cabeça dentro de uma padaria em Natal (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi e Arquivo da família)"Infelizmente é o retrato da nossa sociedade. Estamos à mercê dos bandidos e nada podemos fazer". As
palavras são de Gustavo Tavares, filho do policial civil Ilfran André Tavares de Araújo, de 51 anos, morto a tiros na noite deste domingo (27) durante uma tentativa de assalto a uma padaria localizada no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal.

 Gustavo Tavares acrescenta que em 25 anos de Polícia Civil o pai nunca se envolveu em problemas. "Perdi meu pai e a Polícia Civil perdeu um homem de bem, querido por todos", afirma. O corpo do policial foi velado na tarde desta segunda-feira (28) no Centro de Velório Morada da Paz, na zona Sul da capital potiguar.

Ilfran de Araújo estava na padaria acompanhado da irmã quando dois homens entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Um deles ficou no caixa, enquanto o segundo foi para o interior da loja, rendendo a irmã do policial. Ilfran tentou intervir e não percebeu a presença do segundo suspeito. Ele entrou em luta corporal com um dos criminosos e levou dois tiros na cabeça.

O policial foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos. Ilfran trabalhava na Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DAV), que fica no bairro da Ribeira, e estava perto da aposentadoria. Após o crime, os suspeitos fugiram. De acordo com os vídeos de segurança do estabelecimento e testemunhas, três indivíduos teriam participado do latrocínio com duas motocicletas.

O delegado geral da Polícia Civil, Adson Kepler Monteiro Maia, designou uma comissão especial para investigar a morte do policial civil. A comissão será presidida pela delegada Rossana Pinheiro e auxiliada pelos delegados Frank Albuquerque e Herlânio Cruz.

'Momento de guerra,' diz sindicato

Em nota enviada à imprensa nesta segunda (28), o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol) lamentou a morte do policial e fez críticas à segurança pública do estado. “Vivemos um momento de guerra e nós, que fazemos a segurança pública, estamos desarmados”, diz o comunicado.


Vídeo mostra chagada dos criminosos, assalto, tiros dentro da padaria e fuga em moto
A Polícia Militar divulgou imagens do circuito interno de segurança da padaria que mostram o momento em que o policial foi baleado (veja vídeo ao lado).
As imagens mostram os assaltantes chegando ao local. Na parte de baixo do vídeo, é possível ver um deles rendendo uma funcionária que estava no caixa, enquanto o segundo vai para o interior do estabelecimento. Em outro momento, o segundo criminoso segura a irmã do policial pelo braço. Ilfran tenta intervir e entra em luta corporal com o ladrão, que consegue se soltar e atira. O outro assaltante se aproxima e também dispara. Os tiros atingiram a cabeça do policial.

Após o crime, os suspeitos fugiram. Uma câmera do lado de fora da padaria registra que há um motoqueiro parado. Quando os assaltantes saem do estabelecimento, um deles sobe da garupa e a moto sai em velocidade. A polícia acredita que o outro assaltante também tenha tido ajuda para escapar.

O policial foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos. Ilfran trabalhava na Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DAV), no bairro da Ribeira, e estava perto da aposentadoria.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!