domingo, abril 13, 2014

Mulher quer perder 28 kg para salvar vida de menino de 4 anos com câncer

Aos 4 anos, João espera um transplante de fígado (Foto: Reprodução/RBS TV)Uma moradora da Grande Florianópolis pretende perder 28 kg para doar parte do fígado a um menino de 4 anos com câncer. Os dois não são parentes, mas as
famílias se encontraram em uma igreja e, ao conhecer a história de João Victor, Tatiana Solonca decidiu ajudar. No começo do processo, ela estava com 97 kg e já perdeu 17 kg em quatro meses.
Tatiana conta que seu sonho era ser mãe de uma família numerosa. Após diversas tentativas e cinco abortos espontâneos, ela teve Pedro, de 4 anos, a mesma idade de João Victor, que foi diagnosticado com a doença em 2012.
Segundo a avó, Maria dos Santos, a única chance de salvar João é o transplante de fígado, o mais breve possível. João já tinha encontrado uma doadora: uma tia, mas na véspera do transplante ela descobriu que estava grávida e não poderia fazer o procedimento.


Um encontro em uma igreja de Palhoça, na Grande Florianópolis, trouxe uma nova chance para João. Em um domingo, Maria foi com o neto a um culto e contou a história à Tatiana. No mesmo dia, Tatiana se ofereceu para fazer os exames e saber se era compatível. Algumas semanas de espera e o resultado deu positivo.
"Então eu me senti grávida de novo. Filho é um pedacinho da gente batendo do lado de fora e o João vai ser exatamente isso", afirmou ela.
Porém, para que a cururgia ocorra, ela precisaria perder 28 kg. "Quanto menor for meu teor de gordura, maior é a chance de uma boa recuperação para o João e diminui o risco de rejeição para ele", explica ela.

Tatiana conta com a ajuda de um personal trainer e um nutricionista (Foto: Reprodução/RBS TV)Tatiana conta com a ajuda de um personal trainer
e um nutricionista (Foto: Reprodução/RBS TV)
Para auxiliá-la na tarefa, outras pessoas da comunidade resolveram encarar o desafio e, voluntariamente, decidiram ajudar. Tatiana ganhou um personal trainer e um orientador nutricional. Há quatro meses ela treina duas vezes por dia. "Nós estamos conseguindo emagrecer 1 kg por semana. Nós vamos chegar no resultado e ajudar o João Victor", disse Lenilson Melo, personal trainer.
Em casa, ela se esforça com uma dieta que inclui comida natural, integral e com menos gordura. "Lanches, eu amo x-salada, batata frita. Mas nós cortamos relações, eu e o chocolate. Mas não é tão ruim assim, é gostoso, é só uma questão de hábito", afirmou Tatiana.

Marido de Tatiana também resolveu fazer dieta para ajudá-la (Foto: Reprodução/RBS TV)Marido também resolveu fazer dieta para ajudá-la
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Para dar uma força, Pedro, o marido, entrou na dieta também. "Tenho tentado acompanhar a minha esposa, não tem sido fácil", disse Pedro Solonca Júnior.
"Procuramos fracionar as refeições de 3 em 3 horas, de maneira que a gente acelere o metabolismo dela e consequentemente possa gerar um processo de oxidação e queima de gordura. Na verdade, eu virei fã dela por essa nobre atitude e eu acredito que ela vai conseguir", disse o orientador nutricional Carlos Santiago.

Mulher vai doar parte de fígado a menino com câncer (Foto: Reprodução/RBS TV)Mulher vai doar parte de fígado a menino com
câncer (Foto: Reprodução/RBS TV)
A meta é que ela elimine os outros 11 kg até julho. "Tenho fé em Deus, até agora deu certo e vai dar", disse a avó.
"Eu me sinto como se estivesse gerando de novo, grávida novamente, até o João nascer. E o João é um sonho realizado", comentou Tatiana.
Enquanto isso, João Victor vai sonhando com o futuro. "Quero ir direto para a escola e  também quer ser um grande cantor".

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!