domingo, abril 13, 2014

Defensoria Pública apura denúncias de maus tratos contra menores no RN

 Blog Cidade News ItaúA Defensoria Pública do Rio Grande do Norte apura denúncias de que adolescentes internados nos Centros Educacionais (Ceducs) das cidades de Caicó e Mossoró estariam sendo vítimas de maus tratos e mantidos
longe do contato com suas famílias.
As denúncias foram feitas ao Subdefensor Público Geral e titular da 1ª Defensoria da Infância e da Juventude, Nelson Murilo de Souza Lemos Neto, por integrantes do Centro de Referência de Direitos Humanos e Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência da UFRN durante reunião realizada na sede da DPE/RN nessa semana.
Durante o encontro, foi apresentado ao defensor público um relatório com violações do direito à convivência familiar dos adolescentes internados longe de suas famílias, bem como denuncias de espancamentos de todos os internos promovidos por policiais militares. Como providência inicial, o defensor agendou uma reunião com a interventora da Fundac, entidade responsável pela administração do Ceduc no Rio Grande do Norte.
De acordo com Nelson Lemos, o objetivo da reunião, que deverá ser realizada na tarde de quinta-feira (10), é sensibilizar a interventora para que se busque uma solução extrajudicial para os problemas enfrentados pelo adolescente e suas famílias. “Esperamos conduzir esse pleito amigavelmente, sem a necessidade de interposição de ação Judicial" afirmou.
O problema das visitas, segundo o defensor, é que os adolescentes que antes estavam internados no Ceduc de Natal acabaram sendo transferidos para as unidades de Caicó e Mossoró, sem que a Fundac tenha disponibilizado às famílias – em sua maioria carentes – um meio de transporte para que elas possam se deslocar até as cidades nos dias de visita.
Em relação às denúncias de maus tratos, Nelson Lemos informou que, além de levar o assunto na pauta da reunião com a interventora da Fundac, irá conversar com os familiares dos adolescentes para apurar o que de fato tem acontecido nos Centros Educacionais. “Se as denúncias forem confirmadas, vamos atuar para que os agressores sejam afastados e punidos”, completou.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!