terça-feira, fevereiro 25, 2014

Torcidas de Santos e SP terão segurança especial em reencontro no Carnaval

Depois de um torcedor do Santos ter sido morto por um grupo ligado a organizadas do São Paulo, no último domingo, a Torcida Jovem e
a Independente, relacionadas aos dois clubes, já têm um reencontro marcado. Ambas estarão no Sambódromo do Anhembi na noite de segunda-feira para o desfile do Grupo 1 do Carnaval paulista. A presença delas motivará um esquema especial de segurança, com efetivo policial reforçado e separação nas arquibancadas.

Na semana passada, antes do confronto entre os torcedores, a Polícia Militar havia feito uma reunião com representantes das escolas de samba que desfilarão no Carnaval de São Paulo. O esquema não será modificado, mas o efetivo de oficiais terá um incremento na segunda-feira.

"Depois do que aconteceu, teremos atenção redobrada com todos os aspectos, como o esquema e a divisão de público no local. Não teremos torcida sentada do lado de torcida na arquibancada do Sambódromo do Anhembi", disse André Oliveira, capitão do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Uma das maiores preocupações dos policiais é o transporte dos torcedores. Eles citam como exemplo o caso de domingo: o confronto entre torcedores de São Paulo e Santos aconteceu na Radial Leste, bem longe do Morumbi, estádio em que as duas equipes tinham empatado por 0 a 0.

"Temos uma preocupação com a área, não apenas com o complexo. A chegada e a saída desses torcedores também serão monitoradas para evitar qualquer problema, mas a Polícia Militar espera que não aconteça nada", completou Oliveira.

No domingo, São Paulo e Santos empataram por 0 a 0 no Morumbi em jogo válido pelo Campeonato Paulista. Horas depois, um grupo de torcedores da equipe tricolor fez uma emboscada na Radial Leste e atacou santistas que passavam. Márcio Barreto de Toledo, de 34 anos, foi espancado e morreu.

Barreto de Toledo era frequentador assíduo da quadra da Torcida Jovem. Segundo outros sócios, ele era um rapaz tímido e até introspectivo. O enterro, realizado nesta terça-feira, contou com cerca de 20 representantes do grupo.

Na segunda-feira, a ideia da Torcida Jovem é fazer algum tipo de homenagem a Barreto de Toledo durante o desfile do Grupo 1. O rapaz morto no domingo pretendia estar na avenida.

"O associado tem de ter a consciência de que é um desfile, uma festa, e várias coisas estão envolvidas nisso. São pessoas diferentes. Na nossa escola, por exemplo, desfilam pessoas que nem santistas são. Cabe às autoridades dar a segurança que o cidadão merece, mas da nossa parte não vai ter nenhum tipo de reação", disse Denis de Almeida, diretor da Torcida Jovem.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!