terça-feira, fevereiro 25, 2014

Ex-campeão de boxe ucraniano anuncia candidatura a presidente

Líderes da oposição ucraniana, Vitali Klitschko, Svoboda Oleh Tyagnybok, e Arseniy Yatsenyuk (da esquerda para a direita), em reunião com manifestantes na Praça da Independência. (Foto: Vasily Maximov/AFP)O ex-campeão mundial de boxe e um dos líderes da oposição da Ucrânia Vitali Klitschko disse nesta terça-feira (25) que será candidato na eleição presidencial marcada
para 25 de maio no país.
“Serei candidato na eleição. Estou convencido de que é preciso mudar por completo os princípios e as normas do jogo na Ucrânia. É preciso estabelecer a justiça”, declarou no Parlamento.
A ex-premiê Yulia Tymoshenko, libertada da prisão neste fim de semana, também indicou que deve ser candidata nas eleições.
O presidente Viktor Yanukovych foi destituído pelo Parlamento ucraniano no último sábado (22), após meses de protestos e confrontos que deixaram mais de 100 mortos no país.
Campeão mundial de boxe da categoria super-pesados, Klitschko é o líder mais popular. Chamado de "Dr. Punhos de Aço", ele havia prometido nocautear o poder anterior.
Nascido em 1971 no Quirguistão, uma ex-república soviética da Ásia central, onde seu pai, oficial da aeronáutica, estava destacado, Klitschko, poliglota, viveu em vários lugares da extinta URSS e do bloco socialista antes de retornar à Ucrânia junto com a família em 1984.
Muito comprometido na luta contra a corrupção generalizada, este milionário se beneficia de uma reputação pouco comum de ter enriquecido honestamente, graças a sua carreira esportiva bem-sucedida.
Os manifestantes mais radicais criticaram suas posições moderadas e ele é considerado um orador medíocre, mas pode se converter em um presidente de consenso.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!