quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Com pressão da UE, presidente da Ucrânia teria autorizado eleições antecipadas

 Blog Cidade News ItaúO primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, anunciou nesta quinta-feira (20) que os ministros da União Europeia (UE) obtiveram sinal verde do presidente ucraniano Viktor
Yanukovytch para a realização de eleições presidenciais e legislativas antecipadas em 2014.

"Foi acordado com Yanukovytch que eleições presidenciais e parlamentares ocorreriam neste ano e que um governo de unificação nacional seria criado nos próximos 10 dias", disse Tusk à imprensa.

A escalada da violência nos últimos três dias, quando 67 pessoas foram mortas, e um acordo de trégua entre governo e oposição que fracassou, o presidente Viktor Yanukovytch a cedeu a pressões e admitiu a realização de eleições antecipadas em 2014.

Embora tenha dado a notícia, ele próprio, Tusk, se mostro cético.

"A experiência nos mostrou que os compromissos assumidos pela administração ucraniana raramente são respeitados", acrescentou.

Em um comunicado divulgado pelo governo alemão depois de conversas telefônicas entre os líderes de Alemanha, Estados Unidos e Rússia, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente americano, Barack Obama, e o presidente russo, Vladimir Putin, consideraram nesta quinta necessário "encontrar uma solução política para a crise na Ucrânia o mais rapidamente possível".

Saldo de mortos pode ser maior
A intensa atividade diplomática acontecia enquanto a Ucrânia atravessa um dos momentos mais dramáticos da sua história.

De acordo com os serviços médicos que cuidam dos manifestantes, 75 oposicionistas morreram nos confrontos na Maidan, a praça da Independência, ocupada há três meses por milhares de pessoas contrárias ao presidente Viktor Yanukovytch. Já o governo informou que três policias foram mortos.

Se essas informações forem confirmadas, o número de vítimas dos últimos três dias vai se aproximar de 100, incluindo 13 policiais.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!