segunda-feira, dezembro 02, 2013

Número de assassinatos em Mossoró supera registros de uma das cidades mais violentas do país

Sanderson Antônio, morto no Santa DelmiraA população de Mossoró anda assustada com a guerra urbana nos últimos anos. Grupos rivais se enfrentam em disputa por território, numa guerra crescente e que atinge
impiedosamente a população. São jovens envolvidos em crimes violentíssimos, que por quase nada trocam tiros em via pública para demarcar seu território e impor a “lei do mais forte”, a qualquer preço.
Uma cidade assustada com a violência. Em menos de um ano, mais de 160 pessoas já morreram, vítimas de disparos de arma de fogo. Nessa guerra sem data para acabar, sete crianças inocentes foram vítimas de tiros, tendo três delas sido assassinadas, em via pública ou nos seus lares.
Com tanta violência à solta pelas ruas e bairros, tem tornado Mossoró uma das cidades mais violentas do Brasil, segundo levantamentos da Segurança Pública Nacional. “Precisa de mais policiamento, mais investimento na segurança porque a cidade está abandonada”, reclama o vendedor de automóveis Antônio Bruno de Souza Silva.
Este ano já foram contabilizados pelas polícias militar, civil e pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), 165 mortes provocadas por tiros. “Não tem como a gente viver somente em função de não permitir que os nossos filhos vivam em função das drogas”, destacou o professor de educação física, Fernando Luciano, que trabalha em uma entidade voltada para alunos da periferia.
A violência não assusta apenas moradores de Mossoró, mas outros municípios vizinhos, onde a população se desloca diariamente para realizar atividades inerentes ao cotidiano das pessoas. Com isso, muitos populares contribuem para o crescimento da violência, se juntando aos grupos que atuam na cidade, seja para matar ou assaltar.
Em recente entrevista ao jornal O Mossoroense, o delegado Denys Carvalho da Ponte, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil, explicou que há um entrosamento dos grupos criminosos que atuam na cidade de Mossoró, com outros elementos que vêm de outros municípios, para se juntar aos bandidos locais.
“Com esse entrosamento entre as facções criminosas, os bandidos de fora e os daqui praticam delitos aqui e em outras cidades”, destacou.
Com toda essa onda de crimes, a cidade figura entre as mais violentas do Brasil, superando grandes centros urbanos do país.

Número de assassinatos ocorridos em Mossoró é maior do que na Ceilândia (DF)

Uma das cidades mais violentas do RN, Mossoró, onde 165 pessoas foram assassinadas este ano, consegue superar em crimes de homicídio cidades como Ceilândia, no Distrito Federal, que com pouco mais de 350 mil habitantes, foram registrados 140 assassinatos.
A violência nesta cidade preocupa as autoridades policiais e a população de uma forma geral. Um dos mais recentes casos ocorridos foi registrado na noite da última quinta-feira, quando uma pessoa foi morta e outras duas feridas à bala e levadas ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), envolvidas em um tiroteio ocorrido no conjunto Santa Delmira.
Na ocasião, Sanderson Antônio de Paula Melo, 27, que residia na rua Comandante Quincol, Abolição IV, foi baleado na perna, nádegas e costas, quando estava em uma lanchonete. Ele ainda tentou correr, mas morreu em plena avenida Santa Luzia.
Dois elementos em uma motocicleta foram vistos circulando pelas imediações minutos antes do atentado. Duas jovens que estavam na lanchonete saíram feridas por balas perdidas, mas não correm risco de morte.

Governo anuncia medida para conter onda de crimes no Oeste

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) anuncia que vai deflagrar com urgência uma megaoperação para combater a violência. A ação está prevista para começar dentro de 10 ou 15 dias, com operações policiais específicas, além do uso do helicóptero Potiguar 1.
De acordo com a Sesed, a região Oeste do Estado, que inclui Mossoró, deverá receber nos próximos dias reforço do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), para ajudar no combate ao crime organizado e ao grande número de assassinatos que vêm ocorrendo nos últimos dias.
A “Operação Sertão Seguro” vai ser deflagrada nos municípios mais violentos e adotará medidas rígidas para estancar a sangria dos crimes de homicídio. Em Mossoró, as equipes locais se juntarão ao Bope para cumprir mandado de prisão e tirar de circulação criminosos impunes.
As ações serão coordenadas pela própria Sesed e acontecerão em dias e horários esporádicos. “Vamos combater o crime e colocar na cadeia bandidos que vêm aterrorizando o RN com ações violentas”, concluiu Aldair da Rocha, titular da Sesed.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!