segunda-feira, dezembro 02, 2013

Caldeirão do Huck mostrou descoberta de alunos do RN

inventores apodiA educação do Rio Grande do Norte foi destaque do programa Caldeirão do Huck deste sábado (30), na TV Globo, ocupando meia hora da
programação nacional. Na ocasião, o quadro Jovens Inventores mostrou a descoberta dos estudantes Antonio Geracino, Francisco Jociel e Huguenberg Santos, da Escola Estadual Zenilda Gama, da Zona Rural de Apodi. Eles desenvolveram um revestimento a base da cera do mel de abelha, capaz de oferecer mais durabilidade aos frutos.

apodi 2

A pesquisa dos jovens inventores de Apodi é fruto do incentivo à iniciação científica, que a Secretaria de Estado da Educação tem promovido, desde 2011, através do projeto RN CIÊNCIA. O projeto consiste em incentivar professores e alunos a desenvolverem pesquisas de iniciação científica para participarem das feiras regionais promovidas pela Secretaria da Educação, em parceria com a UFERSA, UERN e UFRN.

O resultado desse trabalho é apresentado anualmente durante a Feira de Ciências para Todos no Semi-Árido, em Mossoró, e a CIENTEC/UFRN, em Natal, com a Mostra de Iniciação Científica RN CIÊNCIA, do Governo do Estado, que ocupa um pavilhão inteiro do evento promovido pela Universidade Federal. Somente em 2013, o investimento da Secretaria de Estado da Educação na iniciação científica, por meio da realização de feiras e apoio logístico para participação dos estudantes em eventos nacionais e internacionais chega a meio milhão de reais.

Foi com esse apoio, que os estudantes de Apodi, orientados pela professora Gidélia Costa, participaram, em São Paulo, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, da USP, em março de 2013, onde conquistaram o primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias. Os alunos potiguares também foram convidados para publicar a pesquisa na revista Inciência e para apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. Por conquistarem a nota máxima dos avaliadores do quadro Jovens Inventores, Antonio Geracino, Francisco Jociel e Huguenberg Santos saíram do programa Caldeirão do Huck, com R$ 30 mi, para investirem na comercialização do produto que inventaram.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!