quarta-feira, outubro 30, 2013

Selo do Unicef é apresentado a prefeitos e secretários municipais do Estado

Representantes de 167 municípios do RN estiveram presentes na solenidade realizada na Escola do Governo, na manhã de hoje. Foto: Wellington RochaO Governo do Rio Grande do Norte e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram nesta quarta-feira (30) o Selo Unicef
Município Aprovado para a edição de 2013-2016. Prefeitos e secretários municipais dos 167 municípios do estado estiveram presentes na solenidade, realizada na Escola do Governo, com a oportunidade de adquirir o formulário de inscrição para adesão do selo. Paralelo ao evento, que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, um grupo de trabalhadores do Movimento Sem Terra (MST) protestaram em frente à Escola por melhores condições de infraestrutura nos assentamentos (leia mais na página 10).

A iniciativa do Unicef busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes em cada região do país. No RN, todos os municípios que receberam o formulário durante o evento e fizeram as inscrições, ficarão três anos sob o acompanhamento do Unicef, que estabelecerá metas e propostas de treinamento de pessoal, além de cobrar ações voltadas ao direito da crianças e do adolescente. Somente após esse período é que o selo será ou não concedido, conforme o desempenho de cada inscrito.

De acordo com Shirley Targino, Secretária de Estado de Assistência Social, assegurar um espaço de cidadania para crianças e jovens não é uma tarefa muito fácil para os gestores. “Porém, é meio caminho andado quando o prefeito de cada município se envolve com a proposta. Digo isso com propriedade porque eu me envolvi muito quando fui prefeita e conquistei o Selo Unicef”, disse a secretária, referindo-se ao momento em que esteve prefeita do município Messias Targino.

“O Selo Unicef é de grande importância para o desenvolvimento dos municípios, pois ajuda a população a tomar conhecimento de todas as ações que são desenvolvidas em prol de políticas públicas para crianças e jovens. Tenho certeza que a realidade dessas pessoas irá melhorar com os bons investimentos na assistência social, educação, geração de empregos e capacitação profissional”, disse.

Atualmente o Rio Grande do Norte conta com 47 municípios certificados pelo Fundo das Nações Unidas.  Para a represente nacional do programa, Michele Barron, o Rio Grande do Norte “tem toda a capacidade para conquistar o selo nos 167 municípios”.
“Fiquei muito feliz quando soube que 47 municípios daqui já são certificados pelo Unicef. Isso significa que os prefeitos desses municípios estão empenhados em garantir melhores condições de vida aos potiguares. Tenho muita esperança que esse número alcançará a totalidade dos municípios e todas as crianças e adolescentes terão seus direitos preservados”, destacou Michele.

Inscrições

Os municípios interessados em participar no Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) têm até o dia 14 de novembro para se inscreverem. Cerca de 1.500 municípios enquadrados na área do Programa Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN Brasil), que abrange 10 estados do Brasil, incluindo a região Norte Mineira, poderão se inscrever na iniciativa da UNICEF. As inscrições podem ser feitas através do site www.selounicef.org.br

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!