quarta-feira, maio 08, 2013

Vacinação termina sexta, e RN está longe de atingir meta contra a Gripe


A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza segue até a próxima sexta-feira (10), mas a apenas dois dias do término da campanha, o Rio Grande do Norte ainda tem um número considerável de pessoas que não foram imunizadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que cada Estado deve vacinar no mínimo 80% da população priorizada, e no Rio Grande do Norte, até hoje 66,7% do público alvo recebeu a vacina.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com base nos dados enviados pelas Secretarias Municipais de Saúde, sobre o número de doses aplicadas em cada posto.

A vacina contra a gripe, têm como público-alvo idosos a partir de 60 anos de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e os trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a doença.

No Rio Grande do Norte, o público alvo que mais se aproxima da meta são as puérperas, que já somam 79,8% de imunizações. Já o número de trabalhadores de saúde que já se vacinaram é o menor, dentre todas as prioridades, com um percentual de apenas 64,3%.
Apesar dos números, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal, acredita que o Estado conseguirá atingir a meta até o final da Campanha. “Esses percentuais não são exatos, pois ainda não recebemos os relatórios de todas as aplicações realizadas em todos os municípios. Estamos cobrando das Secretarias Municipais o envio desses dados para que possamos fazer um levantamento mais específico sobre como estamos na meta. Mas o Rio Grande do Norte sempre alcança a meta, e acredito que até a sexta-feira, a procura pela vacina irá aumentar”, disse Stella Leal.

Em Natal, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o índice é ainda menor, pois apenas 58% do público-alvo recebeu a vacina contra a gripe, totalizando 75.856 pessoas. Desse número, a maioria foram as crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, representando 73% e o público menos vacinado foram os trabalhadores da saúde, com um percentual de apenas 48%.

Para a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, Solange Cruz, diversos fatores influenciam no cumprimento da meta, mas o principal deles á a falta de interesse da população.

“Estamos fazendo todas as orientações necessárias,  e aplicando inclusive as pessoas acamadas, em suas residências, levando as vacinas aos locais mais distantes e de difícil acesso. Além disso, houve uma preocupação nacional em divulgar a Campanha, mas parece que as pessoas ainda não tomaram consciência da importância da vacina. Estamos nos últimos dias, e acredito que os que costumam deixar para última hora devem procurar as unidades de saúde, até o final da Campanha”, afirmou Solange Cruz.

A vacina contra a Gripe Influenza está sendo disponibilizadas em 1.746 postos fixos e volantes de vacinação em todo o Estado. Em Natal, além das Unidades Básicas de Saúde, dois postos de vacinação funcionam no Campus Central da UFRN. O posto fixo na Sala de Vacina da Diretoria de Atenção à saúde do Servidor (DAS), e o volante percorrerá diversos setores da Universidade.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!