quinta-feira, maio 16, 2013

Primeiro dia de matrícula online é de congestionamento total


O primeiro dia de matrículas online para os estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi de congestionamento total. Nas primeiras horas de disponibilidade do serviço, praticamente nenhum aluno conseguiu concluir o processo de matrícula.
A insatisfação com o sistema, utilizado pela primeira vez, logo ganhou as redes sociais, onde os estudantes passaram a relatar os problemas enfrentados, todos eles culminando com a não realização da matrícula. “Quando estava adicionando o componente, o portal me manda voltar pro início porque a sessão expirou”, disse Igor Ramon. “O espaço pra colocar matrícula e senha nem abre aqui”, acrescentou Breno Mariz. “Não está aparecendo o Código de Segurança”, inclui mais uma reclamação Samantha Joyce.
Quase duas horas depois da abertura do período de matrículas pela internet, às 9h, os relatos nas redes sociais eram que ninguém estava conseguindo acessar o sistema. As horas passaram e o problema persistiu. Tanto que, à tarde, conseguir fazer a matrícula se tornou um sonho para os estudantes. “Meu sonho é me matricular”, repetiu centenas de alunos nas redes sociais.
Estudantes mais insistentes e, principalmente, pacientes, passaram o dia todo em frente ao computador, mas sem sucesso.
Estudante de Serviço Social do Campus Central, Maciana Freitas Souza relatou que sentou em frente ao computador às 9h e até às 14h30, não tinha conseguido se matricular. “Tentei inúmeras vezes, mas o sistema expira durante o processo”, relatou.
Pela manhã, o diretor de TI da Uern, Carlos Moisés, confirmou o congestionamento do sistema, provocando pelo grande número de acessos simultâneos. “Desde 6 horas da manhã que o pessoal está acessando o portal do aluno. Quando abriu já tinha mais de mil acessos”, relatou.
À tarde, a UERN divulgou nota oficial se desculpando com a comunidade estudantil e informando que problemas técnicos haviam afetado o processo de matrículas no semestre 2013.1, realizadas pela internet.
Na mesma nota, a UERN disse que a equipe técnica estava atuando em regime de plantão desde a manhã de ontem para resolver o problema. Por fim, a nota informou que o serviço foi restabelecido às 16h e que as matrículas estavam sendo feitas.
Entretanto, eram poucos os alunos que informavam ter conseguido se matricular depois das 18 horas. A reportagem tentou acessar o sistema várias vezes, mas não teve sucesso.
A UERN garantiu que nenhum aluno será prejudicado e adiantou que o prazo de matrículas será estendido.

Servidor da Uern é de baixa qualidade, diz técnico
A explicação para a inoperância do sistema de matrícula online da UERN está na baixa qualidade do seu servidor e de outros aparatos tecnológicos. Segundo o administrador de redes de computadores e microempresário do ramo de tecnologia da informação, Fagner Oliveira, um servidor que não suporta 1.000 acessos simultâneos é de baixíssima qualidade. Fagner explica que para funcionar bem os servidores têm que possuir um grande poder de processamento, como também uma larga banda de UPLOAD, para atender altas demandas e conseguir enviar muitos dados sem lentidão.
Fagner destacou que 1.000 acessos é muito pouco diante da imensidão do mundo virtual. “Na verdade, 1000 acessos podem ser comparados a um punhado de areia frente a uma praia inteira”, declarou.
Fagner usou o exemplo da Universidade Potiguar, instituição privada, que tem mais estudantes que a Uern e usa o sistema de internet para matrículas, biblioteca, ensino à distância, emissão de boletos, entre outros serviços, e, mesmo em períodos de picos, funciona muito bem.

Reprodução Cidade News Itaú

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