quarta-feira, junho 06, 2012

MP recebe cerca de 40 denúncias mensais de maus-tratos a idosos

maus-tratos_idosos

A violência contra idosos é um problema que está preocupando os setores públicos do município. Segundo dados do Ministério Público e da Gerência do Desenvolvimento Social, mensalmente são registrados cerca de 40 denúncias de violência contra pessoas na terceira idade.
Isso significa dizer que, em média, a cada dia pelo menos um idoso sofre algum tipo de agressão no município, seja ela física ou psicológica. E na maioria dos casos, de acordo com o MP, os maus-tratos acontecem dentro do próprio âmbito familiar.
Conforme o promotor de justiça Sacha Alves do Amaral, as denúncias de violência contra idosos vão desde maus-tratos físicos, psicológicos ou sexuais, negligência ou abandono, até a apropriação de bens e valores. As pessoas que usarem de violência contra a pessoa idosa responderão a sanções penais, conforme prevê o Estatuto do Idoso.
Ele destaca que o órgão está realizando um trabalho frente às denúncias na tentativa de reverter a situação e coibir os crimes contra essas pessoas. A Gerência do Desenvolvimento Social também realiza um trabalho frente aos casos.
A titular da pasta, a gerente Fernanda Kaline, informa que o município desenvolve ações de capacitação dos servidores focando esse assunto. O objetivo é discutir com os funcionários que lidam diretamente com esse problema como proceder diante desses casos de violência.
O representante do MP destaca que a participação da população é de suma importância para coibir os casos de violência. As pessoas podem fazer denúncia ligando para o Ministério Público ou para a Gerência de Desenvolvimento Social. A identidade do denunciante será totalmente preservada. 
Gerência do Desenvolvimento Social realiza atividades em alusão à Campanha de Combate à Violência contra as Pessoas Idosas
A Gerência do Desenvolvimento Social realizou ontem, 5, a abertura das atividades em alusão à Campanha Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo da Cidadania.
A programação contou com a participação do promotor Sasha Alves do Amaral, que proferiu uma palestra sobre "Violência contra o idoso no município de Mossoró". A iniciativa tem o intuito de alertar a população sobre o problema e sensibilizar para que as pessoas denunciem casos de maus-tratos com este público.
Estiveram presentes no evento cerca de 100 representantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Casa da Nossa Gente (CNG), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Centro de Convivência do Idoso (CCI),Unidade Básica de Saúde (UBS) e Plantão Social.
A programação iniciada ontem terá continuidade nos dias 11 e 15 deste mês. Na ocasião, serão realizadas oficinas e panfletagem pelas ruas do município. "Dia 11 serão realizadas, durante a manhã, oficinas temáticas, com a comunidade e os representantes das CRAS, CNG, CREAS, CCI e UBS, sobre o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. E no dia 15, quando serão encerradas as atividades, ocorrerá panfletagem de caráter informativo e educacional, na praça Cícero Dias, situada no espaço do Teatro Dix-huit Rosado", informou Kalline.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!