quarta-feira, junho 06, 2012

Microsoft lança Rede Social para Educadores


A iniciativa dessa nova rede social faz parte do programa “Parceiros na Aprendizagem” da Microsoft que desde a sua criação, em 2003, já beneficiou mais de 215 milhões de professores e estudantes em todo o mundo. A PIL Network é um ambiente de colaboração onde os professores de diferentes nacionalidades podem trocar experiências sobre projetos inovadores que fazem uso da tecnologia em sala de aula, ampliando a discussão de novos métodos e caminhos didáticos que atendam às necessidades do perfil atual de estudantes, mais dinâmicos e conectados. Os interessados em participar podem criar seu perfil na PIL Network, se inscrevendo pelo site www.pil-network.com. O usuário pode se conectar ao serviço por Windows Live, Facebook, Gmail ou Yahoo. 
A PIL Network já conta com mais de 4 milhões de educadores cadastrados de 119 países, sendo o Brasil um dos 15 países que mais contribuem com conteúdo. Todo material compartilhado está disponível em 36 idiomas, por meio do uso da ferramenta Microsoft Translator que traduz as páginas e textos para o idioma nativo do professor, dando a ele acesso completo aos materiais disponíveis. Dessa forma, é possível trocar experiências com educadores de outras culturas, quebrando a barreira da diferença de idiomas. 
“Inspirada no poder das ideias, a rede PIL Network foi desenvolvida com o objetivo de ampliar e divulgar iniciativas educacionais e promover interação entre os educadores do mundo inteiro. Além disso, criamos um canal onde os professores podem disponibilizar conteúdos desenvolvidos por eles e onde nós podemos oferecer acesso a ferramentas gratuitas para uso em aula. Existem ainda fóruns de discussão sobre diversos temas relacionados ao uso de tecnologia na Educação”, explica Emílio Munaro, diretor de Educação da Microsoft Brasil.
Dentre as possibilidades que esta nova rede social oferece estão:
• Atividades de aprendizagem: espaço para baixar e disponibilizar atividades desenvolvidas por colegas do mundo todo;
• Ferramentas gratuitas e tutoriais: recursos inovadores que apoiam a aprendizagem por meio da utilização da tecnologia em sala de aula e vídeos explicativos que irão auxiliar no uso de novas ferramentas;
• Galerias: Ferramentas exclusivas para download;
• Sistema de insígnias: mede a participação no portal, ou seja, quanto mais o professor interage, mais reconhecimento receberá;
• Discussões: fórum global que possibilita trocas de experiências únicas;
• Perfil pessoal e profissional: espaço para criação de perfil pessoal e da instituição de ensino, onde é possível divulgar planos de aula, blogs e páginas de redes sociais tais como Facebook e Twitter.
Outra iniciativa do programa Parceiros na Aprendizagem da Microsoft é o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, evento que está em sua 7ª edição e reconhece anualmente os projetos educacionais que melhor fazem uso da tecnologia em sala de aula. Os educadores que tiverem interesse em participar, precisam se cadastrar até o dia 6 de agosto pelo site: www.educadoresinovadores.com.br. A premiação mundial será em Athenas, na Grécia, em novembro. No ano passado, o Brasil foi campeão pela primeira vez. Até lá, ideias podem ser compartilhadas entre os professores inscritos na PIL Network.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos oito anos, a empresa investiu mais de R$ 134 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno. 

Fonte: Maxpressnet/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!