quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Laudo do Itep aponta falhas estruturais em fuga

O Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) finalizou o laudo de vistoria realizado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, para apurar as circunstâncias da maior fuga da história do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, de onde fugiram da unidade 41 detentos no dia 19 de janeiro passado. O resultado desmonta o discurso do Governo do Estado, que atribuía à negligência e à facilitação o registro da ocorrência no presídio.
Segundo informações contidas no laudo, que foi encomendado pelo Ministério Público Estadual (MPE), a tese dos agentes penitenciários foi reforçada com o documento: as falhas estruturais decorrentes do descaso do Estado, como a ausência de cadeados e o efetivo deficiente de agentes, possibilitaram a saída ilícita dos detentos das celas, além da ausência de policiamento nas guaritas, ocasionados pelo reduzido número de efetivo.
A perícia do Itep foi realizada no dia 20 de janeiro, um dia pós a fuga e foi solicitada pela promotora Hellen de Macedo Maciel, substituta na comarca de Nísia Floresta. O MP instaurou um Procedimento Investigatório Criminal em caráter de urgência para apurar se houve omissão, negligência ou conivência dos agentes penitenciários e policiais militares que trabalhavam no momento da fuga em massa. O documento foi remetido esta semana para integrar a investigação realizada.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!