terça-feira, janeiro 17, 2012

Serra de Patu recebe energia elétrica


Patu - A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) e a Prefeitura de Patu estão instalando energia elétrica e recuperando o acesso à Serra de Patu, onde moram dezenas de famílias de agricultores. A chegada da rede elétrica na região da serra também vai permitir ampliar a exploração do turismo religioso, que agora poderá ir até o cruzeiro, no alto da serra.
Além de instalar a rede elétrica, a estrada de acesso também está sendo recuperada. Outra estrada recuperada é a de acesso à Rampa de Voo Livre, que fica na Serra do Lima, ao lado. De acordo com o secretário de obras, Francisco Pereira, a Cosern virá ao município nos próximos dias já para iniciar a segunda etapa de iluminação, que é instalar a fiação.
Os postes estão sendo colocados e a estrada já foi recuperada, segundo Francisco Pereira. "A primeira etapa para a iluminação já está praticamente concluída, pois as estradas já foram abertas e os trabalhadores estão a todo vapor para colocar os postes. É um trabalho rápido. A expectativa é que em menos de 30 dias a luz já esteja ligada", disse o secretário.
A Cosern informa que tinha muitas dificuldades para levar luz ao topo do cruzeiro da Serra de Patu, explicando que a empresa teria dificuldades de acesso, complicando a penetração de máquinas e equipamentos. Nesse contexto, o trabalho de transformação das trilhas de motos em estradas foi fundamental para instalar a rede elétrica até o cruzeiro, perto de onde existe uma piscina natural no topo da serra.
Segundo o secretário de Finanças, Rivelino Câmara, a Cosern se responsabiliza apenas pela iluminação nas estradas que já se encontravam abertas e acessíveis. No caso, a energia elétrica chegaria até a residência da dona Francinete, mas a prefeita Evilásia autorizou a continuação da obra e determinou que novos caminhos fossem abertos e com recursos próprios, o Município vai custear a chegada da energia também ao cruzeiro da serra de Patu.
De acordo com o secretário de Comunicação, Bruno Campelo, que visitou a serra, as obras estão bastante avançadas e falta pouco para os caminhos do progresso chegarem ao cruzeiro. "Estive na serra e vi de perto o andamento das obras, que por sinal já estão bastante adiantadas. Finalmente todos os residentes na serra serão beneficiados com a chegada da energia elétrica", disse o secretário.






Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!