terça-feira, janeiro 17, 2012

Acidentes de moto são responsáveis por 80% das mortes no trânsito

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró registrou cinco mortes violentas na região Oeste do Rio Grande do Norte no fim de semana. Foram quatro mortes provocadas por acidentes de trânsito e um fruto de um crime de homicídio, em Pau dos Ferros. A violência nas ruas e estradas do Brasil foi o tema de uma reportagem especial do programa Fantástico, da Rede Globo, e o Rio Grande do Norte aparece no topo das estatísticas relacionadas a mortes por acidentes com motos.
A reportagem do Fantástico abordou o que eles chamaram de "mistura explosiva". Trata-se da combinação entre o consumo de álcool e o uso de motocicleta nas ruas e estradas brasileiras. Dois dias antes da matéria ser exibida, duas pessoas haviam morrido em Mossoró, vítima de um acidente envolvendo duas motocicletas. Este acidente aconteceu na BR-304, próximo à entrada do conjunto Santa Delmira (zona oeste). João Pereira de Souza Júnior, de 27 anos, e Luzimarque Ramos Brilhante, de 52, colidiram suas motocicletas de maneira frontal, Os dois morreram no local do acidente.
De acordo com o relatório feito pela Polícia Rodoviária Federal, com base nos levantamentos feitos no local do acidente e o depoimento de testemunhas, Luzimarque pilotava uma moto tipo Honda Hornet 600cc no sentido Fortaleza (CE)/Mossoró. A outra moto, uma Traxx 100cc, era conduzida por João Pereira, no sentido contrário. O condutor da moto maior teria se assustado com uma carreta que saía de um posto de combustíveis e puxou para a faixa contrária, colidindo frontalmente com a Traxx. A colisão foi bastante violenta e João Pereira teve uma das pernas decepada com o impacto.
Por enquanto, ainda não há confirmação se alguma das vítimas havia consumido bebidas alcoólicas, o que poderia ter facilitado o acidente. Os dois corpos foram levados para o Itep e o laudo de exame cadavérico poderá confirmar se eles haviam consumido bebida alcoólica a partir de um exame de sangue. João Pereira era natural de Jaguaribe, no Ceará, enquanto Luizimarque era de Patos, na Paraíba. As causas do acidente estão sendo investigadas através de inquérito instaurado na Segunda Delegacia de Polícia Civil. A Polícia aguarda o resultado dos exames feitos pelo Itep para concluir o caso.
Esse acidente aconteceu na madrugada de sexta-feira para sábado. Entre sábado e domingo o Itep de Mossoró registrou cinco mortes violentas na sua área de cobertura (são 67 cidades no Oeste do RN). Ainda no sábado ocorreram outras duas mortes. Em Francisco Dantas, Cosme Matos de Almeida, 58, morreu por acidente. Jefferson Igo Benevides Rodrigues, 18, foi assassinato em Pau dos Ferros. Ele foi morto com golpes de faca. No domingo foi registrada mais uma morte por acidente de trânsito em Campo Grande. A vítima é Manoel Adriano da Silva Almeida, de 21 anos.

Violência nas ruas e estradas do RN no Fantástico
A equipe de reportagem do Fantástico percorreu inúmeras cidades brasileiras, em especial as nordestinas, para mostrar a violência das ruas e estradas brasileiras. A matéria especial foi exibida no domingo passado sob o tema "Álcool e Motocicleta". O Rio Grande do Norte aparece em destaque no ranking de acidentes de trânsito envolvendo as motocicletas.
Há cerca de três meses, a produção do programa jornalístico esteve no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), que recebe vítimas de várias cidades da região. Em um trecho da matéria é exibida uma entrevista com o agricultor José Alves de Oliveira, internado no Tarcísio Maia.
A matéria destaca que ele havia sofrido um acidente ao sair de um bar na zona rural da cidade. Uma outra moto atravessou a estrada, provocando o acidente. "Ele estava bebendo e eu também. Ele morreu na hora", contou. "Sempre que eu saio para beber, saio na minha moto, mas eu sempre saio devagar", declarou o agricultor.
Mossoró é destacada como a cidade que tem a maior frota de motocicletas do Brasil, em números proporcionais (relação de habitantes por motos). "Em cada quatro moradores, um é motociclista", destaca.
A matéria mostra que o Nordeste é o maior mercado consumidor de motos no Brasil. Em 211, comprou 35% das motos vendidas no país. Três estados lideram o ranking de mortes envolvendo motocicletas. O RN, mais uma vez, aparece em situação complicada
Os motoqueiros correspondem a 42% das vítimas.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!