sexta-feira, janeiro 13, 2012

Projeto da UFERSA leva pequenas aeronaves para os céus de Tibau


Neste sábado, os veranistas que estiverem na praia do Ceará, ao lado de Tibau, serão surpreendidos com pequenos aeromodelos. Os protótipos foram produzidos pelos estudantes de Ciência e Tecnologia e de Engenharia da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), do Campus de Angicos.
Nomeados de Calango Voador, os aviõezinhos foram construídos com material reciclado, inclusive, com o motor e o controle remoto sendo reaproveitados. De acordo com o professor Márcio Furukava, um dos coordenadores da iniciativa, explica que as pequenas aeronaves estão sendo construídas para ser utilizada em projetos na região.
E já começou. Recentemente, os protótipos foram usados para geoprocessamento. A ideia é transformar o projeto em extensão, de forma que os alunos da rede pública das escolas de Angicos, e futuramente de Mossoró, irão aprender como se faz as pequenas aeronaves. Para assegurar a iniciativa, já foram garantidos recursos no valor de R$ 7 mil.
Ao todo, são 13 universitários envolvidos no projeto iniciado há quatro meses com 8 estudantes. O trabalho é coordenado pelo professor, Márcio Furukava, mestre em Engenharia Mecânica. "É uma forma de levar para a parte prática os conhecimentos adquiridos pelos universitários em sala de aula", argumenta Furukava. Ainda segundo o professor, a construção dos aeromodelos envolve conteúdos interdisciplinares como física, matemática, química, informática e português.
A iniciativa do Calango Voador veio trazer para a prática os diversos conhecimentos adquiridos nos bancos da universidade.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!