sábado, janeiro 21, 2012

Número de Infrações de trânsito em 2011 duplica comparado ao ano anterior

radar_da_fc_mota

A Gerência Executiva do Trânsito (Getran) divulgou o levantamento anual de infrações registradas em Mossoró dentro do perímetro de fiscalização que compete o órgão regulador do tráfego municipal autuar. Ao todo, no ano passado, a gerência fez o registro de 30.688 infrações.
O número corresponde mais do dobro do volume total de violações à legislação brasileira de trânsito, computados na primeira edição do balanço no município, quando 14.300 infrações foram registradas pelo órgão no período de novembro de 2009 a dezembro de 2010.
Os dados divulgados apontam que transitar acima da velocidade máxima permitida lidera isoladamente as infrações no trânsito mossoroense, correspondendo a 59,06% do registro de multas na cidade em 2011. Em números absolutos, isso significa que são 18.125 multas ocasionadas por esse tipo de falha. Uma média mensal de 3.020 ocorrências desse tipo de transgressão.
Na sequência, tiveram maior incidência as seguintes transgressões: falta do uso do cinto de segurança e falar ao celular enquanto se dirige. Juntas, essas infrações foram cometidas 12.045 vezes, o que representa um percentual 39,25% do total de multas e uma média de mais de mil ocorrências por mês.
Já avançar o sinal vermelho aparece em terceiro lugar com 518 infrações, apresentando índice de 1,69%. Embora esse percentual seja menor, a Getran informa que foram computados apenas os meses de novembro e dezembro, quando foram instalados os equipamentos eletrônicos que fiscalizam esse tipo de infração nas proximidades do Cemitério Municipal São Sebastião, localizado no Centro.
Para o gerente executivo do Trânsito, Jaime Balderrama, o número de registro de infrações de condutores trafegando acima da velocidade máxima permitida aumentou desde a instalação dos equipamentos eletrônicos que fazem a fiscalização em quatro pontos da cidade.
"A Getran possui três tipos de fiscalização: agentes de trânsito, equipamentos de controle de velocidade e monitoramento em área semafórica. Em julho do ano passado, os equipamentos de velocidade foram instalados e através deles podemos verificar quando os condutores passam do limite de velocidade permitido em três faixas de porcentagem", declara.
Outro fator que resultou no maior registro do volume de infrações, segundo o gerente, foi o equipamento de monitoramento. "Com ele, é possível registrarmos os motoristas que infringem a legislação, avançando o sinal vermelho e parando sobre a faixa de pedestre", atribui Balderrama.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!