quarta-feira, fevereiro 01, 2023

Bolsonaro, dos EUA, manobra para derrotar governador do PL

Diretamente de Orlando, nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro tem trabalhado pela eleição de seu xará na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O deputado bolsonarista de primeiro mandato Thiago Gagliasso (PL) avisou ao governo que vai votar em Jair Bittencourt, também do PL, para a presidência da Assembleia porque recebeu uma ligação do ex-presidente pedindo voto.


Cláudio Castro, governador reeleito do RJ, quando declarou apoio a Bolsonaro no 2º turno em 2022 — Foto: Adriano Machado/Reuters


O blog mostrou essa semana que o caldo entornou no legislativo fluminense. O PL decidiu lançar candidatura contra Rodrigo Bacellar, que é do partido e candidato do governador Cláudio Castro, à presidência da Casa. Só que a direção do próprio PL, o grupo ligado a André Ceciliano (PT), que está deixando a presidência, e o PSD de Eduardo Paes se rebelaram contra o candidato de Castro, que tem fama de explosivo e de difícil trato. A simpatia por Bacellar nunca foi grande, mas ninguém diz qual foi a gota d'água na relação.



A chapa de Jair - Bittencourt - deve conseguir um feito que nem o habilidoso Arthur Lira conseguiu na Câmara Federal - unir bolsonaristas e o PSOL. O partido de esquerda ainda discute se vai apoiar Jair Bittencourt ou se abster, mas há uma tendência de apoiar Jair por entender ser uma candidatura mais democrática e porque Bacellar sinaliza que terá na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da casa, o deputado Rodrigo Amorim (PTB), famoso por quebrar a placa da vereadora Marielle Franco durante a campanha de 2018.


O PT também vai apoiar Jair Bittencourt e deve ganhar a primeira secretaria da chapa. O partido - que aumentou sua bancada para sete deputados - tem uma dissidência: Zeidan - que tem sinalizado que vai apoiar o governo e, portanto, Bacellar. Mas bombeiros do partido já tentam pagar esse incêndio.


Falando em governo, Claudio Castro tem dito a interlocutores que tem certeza da vitória de Bacellar e que ele terá mais de 40 votos. O governo tem pressionado aliados com a sinalização de apoios nas eleições para prefeituras no ano que vem. Só não se sabe se até lá, depois disso tudo, Castro continua ou não no PL...



A eleição para a Alerj ocorre nesta quinta, dia 2. E ao contrário do Congresso, o voto é aberto.


Fonte: Blog do Octavio Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!